Sindicatos gregos convocam greve geral contra encerramento de TV pública

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atenas, 12 jun (Lusa) -- As principais centrais sindicais gregas, GSEE (privado) e Adedy (público), convocaram hoje uma greve geral para quinta-feira para protestar contra o encerramento da televisão e rádio pública grega (ERT), decisão anunciada na terça-feira pelo Governo helénico.

A par da paralisação de 24 horas, as duas centrais apelaram ainda para a realização de uma manifestação junto das instalações da emissora estatal.

Qualificando a decisão do executivo de Atenas como "um golpe de Estado", a central sindical do sector privado GSEE criticou, num comunicado, a decisão governamental de encerrar a televisão e rádio pública grega, destacando "a persistência do Governo de assumir decisões antidemocráticas extremas".

A central sindical da administração pública, Adedy, denunciou "a morte brutal da ERT por um decreto legislativo (...), cujo objetivo é a supressão de organismos públicos e o despedimento de 14.000 funcionários" no âmbito das políticas de austeridade.

O Governo grego anunciou na terça-feira o encerramento imediato da televisão e rádio pública grega, o que vai implicar o despedimento de 2.700 pessoas.

"A ERT é um caso de extraordinária falta de transparência e de incrível esbanjamento. Isso acaba agora", disse, na terça-feira, o porta-voz do Governo, Simos Kedikoglou, em conferência de imprensa.

"A ERT deixa de existir após o fecho da emissão esta noite. Em seu lugar, começará a funcionar o mais rapidamente possível um organismo público, moderno, com muito menos pessoal", acrescentou o representante na mesma ocasião.

Na segunda-feira, os representantes da 'troika' iniciaram em Atenas mais uma avaliação regular da aplicação das medidas de austeridade e reformas estruturais exigidas como contrapartida dos empréstimos internacionais.

As reformas exigidas pela 'troika' incluem uma redução drástica do número de funcionários públicos, 2.000 até ao fim deste mês, e a fusão ou encerramento de organismos públicos.

O Governo grego anunciou hoje entretanto um projeto de lei para reorganizar o setor audiovisual público do país.

"Um projeto de lei sobre a nova empresa grega de rádio, internet e televisão foi submetido hoje na secretaria-geral do Governo e será abordado numa reunião durante a tarde da comissão dos projetos de lei", indicou um comunicado do executivo.

Este projeto de lei, que deverá ser discutido entre os três partidos da coligação governamental e depois submetido ao parlamento para votação, prevê a constituição de uma "sociedade anónima pública pertencente ao Estado".

A nova empresa terá "a sua própria organização administrativa e económica e fica sob a égide do Estado", segundo o primeiro artigo deste projeto de lei.

SCA (FPA/MDR) // MLL

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.