Jonas & Lander dialogam com o público em performance a estrear no Museu dos Coches

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 18 abr 2019 (Lusa) - A dupla de coreógrafos e bailarinos Jonas & Lander vai estrear uma nova performance, com dois cavalos a motor, que o público terá de acionar com moedas, na sexta-feira, no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

A performance, em estreia mundial, intitula-se "Coin Operated", e é apresentada no âmbito da 2.ª edição da BoCA -- Bienal Internacional de Artes Contemporâneas, que está a decorrer até 30 de abril, em Lisboa, Porto e Braga.

Os criadores vão colocar no Museu dos Coches dois cavalos a motor, daqueles operados a moedas, estáticos, e a dupla irá sentar-se neles, esperando que o público inserira uma moeda na ranhura da máquina para os fazer mover.

A performance decorrerá durante dois dias, e tem diferentes momentos, segundo a organização da bienal, desde o cantar ao dançar, um discurso ou uma dissertação acompanhada à guitarra, ou um grupo que irrompe o espaço a dançar a pares um 'slow'.

"Coin Operated" surge de um convite da BoCA a Jonas & Lander, para criarem uma peça para um museu, em que o diálogo com o público seja direto, de modo a que os espetadores passem "a ter um papel ativo na consequência da ação artística, potencializando diversas e surpreendentes cenas a cada apresentação", o que acontece nesta encenação, nomeadamente com "a duração de cada moeda inserida nos cavalos".

As canções, discursos, dissertações, curiosidades históricas e todas as ações e informações na performance traduzem uma simbologia que os criadores exploram para lançar a reflexão sobre o momento de domesticação que envolve o surgimento das civilizações.

"Toda a relação económica e de poder, de conquista de território, de escravatura, da montada das classes sociais mais poderosas nas menos afortunadas; todos estes assuntos serão dissecados em sequências performativas", indica o texto da bienal sobre a peça.

Lander Patrick, nascido no Brasil, em 1989, mas a viver desde então em Portugal, formou-se em dança, tendo sido premiado, entre outros, com o 1.º prémio no Festival Koreografskih Minijatura (Sérvia), com a peça "Noodles Never Break When Boiled" (2012).

Jonas Lopes, nascido Lisboa, em 1986, iniciou a sua formação artística na escola Chapitô, fez uma residência artística de composição musical em Itália, e frequentou, em Londres, o Pineapple Dance Studios e a Circus Space University, iniciando então a sua carreira como fadista profissional, tendo sido galardoado em 2011 com o prémio Carlos Paredes 2012, pelo álbum "Fado Mutante".

Em 2010 entrou na Escola Superior de Dança, onde conheceu o seu parceiro Lander Patrick, e iniciaram uma dupla profissional como cocriadores que se mantém até hoje.

Fazem parte do seu repertório, entre outras, as peças "Cascas d'Ovo" (2013), "Arrastão" (2015) e "Octopus Adorabilis" (2016).

A direção artística, coreografia e interpretação são de Jonas Lopes e Lander Patrick, numa produção da Sinistra Associação Cultural, em coprodução com a BoCA.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados