Parlamento moçambicano aprova perdão de dívida fiscal de 359 ME

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 18 abr (Lusa) - O parlamento moçambicano aprovou hoje um perdão de pouco mais de 26 mil milhões de meticais (359 milhões de euros) em multas e juros relativos a impostos devidos nos últimos quatro anos.

O perdão hoje aprovado por consenso pela Assembleia da República (AR) foi pedido pelo Governo, através da Proposta de Lei de Regime Excecional de Dívidas Tributárias.

O ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, disse que a medida vai permitir que o Estado e as autarquias recebam pouco mais de 22 mil milhões de meticais (304 milhões de euros) de um total de 46 mil milhões de meticais (636 milhões de euros) em dívida.

Adriano Maleiane assinalou que muitas empresas e pessoas singulares entraram em incumprimento em relação às suas obrigações fiscais devido à crise económica e financeira que abala o país desde 2015 e às calamidades naturais.

"O perdão será um estímulo para que os sujeitos passivos fiscais cumpram as suas obrigações para com o Estado", assinalou Maleiane.

PMA // PJA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Israel ataca posição militar no sul da Síria

O Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH) indicou que Israel atacou esta sexta-feira uma posição militar no sul da Síria, no mesmo dia em que foram registadas explosões no centro do Irão.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.