Quatro barras fechadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 fev (Lusa) -- Quatro barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, de acordo com a Marinha portuguesa.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à forte agitação marítima, segundo informação disponível hoje na página da Marinha na Internet e que mantém particamente as condições registadas na quarta-feira à tarde.

A Marinha informa ainda que a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

Também a barra de Vila do Conde está condicionada, aconselhando a Marinha às embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a 2 metros que pratiquem a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas depois da preia-mar (maré alta).

Para as embarcações com comprimento superior a 2 metros e/ou calado superior a 2 metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

A previsão de forte agitação marítima levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir um aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, para sete distritos do continente hoje e sexta-feira.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa vão estar sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 23:59 de sexta-feira devido à previsão de ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva fraca, temporariamente moderada nas regiões norte e centro no fim da manhã, passando gradualmente a aguaceiros a partir da tarde, diminuindo de intensidade e frequência.

Está também prevista queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da tarde, descendo a cota nas regiões norte e centro, para 800 metros de altitude, vento fraco a moderado de sudoeste rodando para noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal.

Em Lisboa, Leiria e Beja prevê-se uma temperatura máxima de 15 graus Celsius, no Porto, Braga, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 13, Castelo, Évora, Viana do Castelo e Santa Cruz das Flores 14, Faro 18 e Funchal 20.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Concursos de apoio às artes abrem até final de abril

Os concursos de apoio sustentado às artes, na modalidade bienal (2025-2026), terão que abrir até ao final de abril, de acordo com a declaração anual da Direção-Geral das Artes, esta quinta-feira divulgada.