Número de mortos na Madeira sobe para 29

Número de mortos na Madeira sobe para 29
| País
Porto Canal com Lusa

O número de mortos do acidente que hoje ocorreu em Santa Cruz, na Madeira, aumentou para 29, com a morte de um dos feridos nos cuidados intensivos no hospital do Funchal, segundo esta unidade de saúde.

Numa conferência de imprensa no Hospital dr. Nélio Mendonça, no Funchal, que começou depois das 23:00 de quarta-feira, o médico Pedro Freitas adiantou que a vítima mortal é "uma mulher estrangeira" que se encontrava nos cuidados intensivos.

"Das 28 vítimas [feridos] que deram entrada no hospital, dois são de nacionalidade portuguesa e o resto são estrangeiros e não há crianças" entre os feridos assistidos no hospital, assegurou o clínico.

O clínico indicou que três dos feridos do acidente com o autocarro estavam àquela hora no bloco operatório, sendo estes "os casos mais complicados".

Outros três estavam na sala de observação do serviço de urgência, enquanto os restantes encontravam-se em observação no mesmo serviço, mas numa área menos monitorizada.

Pedro Freitas adiantou que dois feridos que chegaram ao hospital dois tiveram alta no mesmo dia.

A equipa clínica sustentou ainda que "de momento é prematuro" avançar com mais elementos relacionados com o prognóstico dos feridos, remetendo para nova conferência de imprensa para as 10:00 de hoje.

Pedro Freitas referiu que "de momento não há necessidade de haver transferência de vítimas para fora da região", acrescentando que "muitas das vítimas estão por identificar".

A presidente do Conselho de Administração do Serviço Regional de Saúde (SESARAM), Tomásia Alves, expressou o "profundo pesar pelo falecimento das 28 vítimas no local", adiantando que à chegada ao hospital, às 19:00, foram de imediato disponibilizados “os meios para prestar apoio às vítimas e familiares".

De acordo com Tomásia Alves, no âmbito do plano de emergência da unidade hospitalar foi ativado um gabinete de apoio com as linhas telefónicas - 291705659, 291705778 e 291705679.

O SESARAM apelou ainda à população para recorrer ao serviço de urgência "apenas em situações urgentes ou emergentes".

A responsável do SESARAM acrescentou terem sido contactados os serviços de Medicina Legal e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

Na quarta-feira, pelas 18:30, um autocarro turístico com 56 pessoas despistou-se numa ravina, rebolando num terreno na zona do Caniço de Baixo, no concelho de Santa Cruz, provocando a morte de 29 pessoas e 27 feridos.

O Ministério Público já ordenou a abertura de um inquérito para apurar as causas deste acidente.

O Governo Regional da Madeira decretou três dias de luto no arquipélago.

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Número de atropelamentos aumentou em março

A PSP detetou uma média de 510 infrações rodoviárias por dia em março, mês em que desceu o número de acidentes e feridos ligeiros, mas aumentaram os feridos graves e os atropelamentos comparativamente a março de 2023.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".