Exposição assinala 72º aniversário da ocupação japonesa de Timor-Leste

| Mundo
Porto Canal / Agências

Díli, 20 fev (Lusa) - Uma associação timorense assinalou hoje o 72º aniversário da ocupação de Timor-Leste pelo Japão, durante a Segunda Guerra Mundial, com uma exposição para recordar as vítimas de abuso dos direitos humanos.

"O objetivo é contar a história de Timor-Leste à nova geração e recordar as vítimas", afirmou Manuel Monteiro Fernandes, da Associação da Lei, Direitos Humanos e Justiça (HAK), que organizou a exposição.

A exposição pode ser vista na sede daquela associação durante o dia de hoje em Díli.

"As mulheres timorenses foram as principais vítimas da ocupação do Japão", disse Manuel Monteiro Fernandes, salientando que algumas dessas pessoas ainda estão vivas.

A exposição conta a história da ocupação japonesa de Timor-Leste e inclui fotografias e textos com testemunhos de mulheres e homens timorenses, ainda vivos, vítimas de abuso dos direitos humanos.

As tropas japonesas invadiram Timor-Leste a 20 de fevereiro de 1942 e saíram em 1945.

A invasão japonesa, apesar da neutralidade de Portugal na Segunda Guerra Mundial, provocou entre 50 e 70 mil mortos.

"Durante o período de ocupação as tropas japonesas infligiram grande sofrimento às mulheres timorenses que foram obrigadas a ser escravas do seu comportamento imoral, violando a dignidade humana daquelas mulheres. Algumas dessas mulheres continuam viva e a viver em condições vulneráveis", refere em comunicado divulgado à imprensa a HAK.

MSE // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.