Mulher de activista Liu Xiaobo hospitalizada na capital chinesa

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 20 fev (Lusa) - Liu Xia, que vive em prisão domiciliária desde a detenção do marido, o prémio Nobel Liu Xiaobo, foi internada num centro hospitalar de Pequim, revelou o advogado à agência Efe.

O advogado, que apenas se identifica como Shang, disse que Liu Xia tinha sido internada domingo, mas escusou-se a fornecer mais detalhes "por precaução".

A mulher do prémio Nobel da Paz vive em prisão domiciliária desde 2010 quando o seu marido, Liu Xiabo, foi galardoado com a distinção internacional o que gerou problemas de saúde e económicos.

Ativistas como Zeng Jinyan advertiram para o grave estado de saúde de Liu Xia que padece de problemas cardíacos e depressão.

A mulher de Liu Xiaobo tem recusado receber tratamento médico sob controlo policial por temer que as autoridades utilizem essa desculpa a deter num centro psiquiátrico.

Em dezembro, Liu Xia, publicou um texto denunciando o isolamento em que vive desde 2010 juntamente com a sua amiga Zeng Jinyan, também ativista de Direitos Humanos.

Na missiva dirigida às autoridades e publicada por Zeng à sua chegada a Hong Kong, Liu Xia reclamava o seu direito de visitar um médico livremente, manter contacto com o seu marido, trabalhar e ter um salário.

Liu Xiaobo foi condenado em dezembro de 2009 a 11 anos de prisão por "subversão" depois de assinar um documento - a "carta08" - que apelava a reformas democráticas na China.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.