Tribunal ractifica prisão de líder opositor Leopoldo López

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 20 fev (Lusa) - Um tribunal venezuelano ratificou hoje a prisão preventiva do líder da oposição Leopoldo López, determinando que ficará detido em Los Teques, a sul de Caracas.

A decisão do tribunal foi tomada numa audiência que decorreu no centro de detenção por razões de segurança.

Líder do partido da oposição venezuelana 'Vontade Popular' (VP), Leopoldo López entregou-se terça-feira às autoridades que o acusam de estar envolvido nos protestos violentos que provocaram três mortos e dezenas de feridos.

"Este é um momento escuro, em que os delinquentes são premiados pelo Governo e os venezuelanos que querem uma mudança em paz são encarcerados (...). Hoje apresento-me perante uma justiça injusta, que não julga segundo a Constituição e as leis. Se a minha detenção serve para acordar o povo, valerá a pena", disse Leopoldo López ao entregar-se.

Segundo a imprensa venezuelana, Leopoldo López é acusado de delitos como instigação pública, danos à propriedade, autoria moral de um incêndio e associação para delitos.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.