UE esboça taxas de retaliação às ajudas à Boeing num valor superior a 10 mil ME

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 17 abr 2019 (Lusa) -- A Comissão Europeia divulgou hoje uma lista provisória de produtos norte-americanos sobre os quais a União Europeia poderá aplicar taxas, num valor global superior a 10 mil milhões de euros, como compensação pelos apoios ilegais dos Estados Unidos à Boeing.

Depois de a Organização Mundial do Comércio (OMC) ter concluído que os Estados Unidos violaram efetivamente regras comerciais com apoios ilegais à fabricante Boeing, prejudicando a Airbus, a Comissão Europeia, com base nesta "sentença" que põe fim a uma disputa de 14 anos em torno do setor aeronáutico, abriu hoje uma consulta pública, até 31 de maio, para decidir quais os artigos norte-americanos que poderão ser taxados à entrada em território europeu.

A vasta lista hoje publicada pelo executivo comunitário, que abrange os mais diversos produtos, desde aviões e químicos a produtos agroalimentares, como peixe congelado e até 'ketchup', representam, no total, cerca de 20 mil milhões de dólares de exportações dos Estados Unidos para a União Europeia (aproximadamente 17,7 mil milhões de euros).

A Comissão lembra hoje que, numa fase anterior da disputa em sede da OMC, a UE pediu autorização para a adoção de contra medidas no valor de 12 mil milhões de dólares (cerca de 10 mil milhões de euros), o equivalente aos prejuízos causados até então à Airbus pelos apoios ilegais concedidos pelos Estados Unidos à Boeing.

"Cabe agora a um árbitro designado pela OMC determinar o nível exato apropriado de contra medidas", indica hoje o executivo comunitário, apontando que a lista final de produtos norte-americanos a serem taxados será decidida com base na consulta pública hoje lançada e no montante que a OMC vier a considerar justo.

Garantindo que a UE não quer entrar numa lógica de "olho por olho, dente por dente", a comissária europeia do Comércio, Cecília Malmström, justificou todavia a necessidade de elaborar esta lista de "contra medidas" para a eventualidade de o conflito não ser resolvido através do diálogo, a via que, garantiu, a União Europeia continua a privilegiar.

A disputa entre UE e EUA em torno dos apoios concedidos à Boeing remonta a 2005, tendo o caso sido reaberto após os norte-americanos terem continuado a subsidiar a empresa.

ACC // JNM

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Com Páscoa à porta, preços do cacau atingem máximos 

O preço do cacau nos mercados internacionais disparou 150% desde o início do ano e tocou pela primeira vez os 10.000 dólares por tonelada, mas há dúvidas que o pico tenha sido atingido, segundo os analistas consultados pela Lusa.

Vai trabalhar no feriado? Pode ter direito a compensação adicional

Na sexta-feira Santa, no dia 29 de março, é comum associar-se à ideia de descanso para muitos. Contudo, quanto à compensação pelo trabalho realizado neste feriado, a resposta não é simples e direta, mas sim variável conforme as circunstâncias individuais.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.