Crise Académica/50 anos: Presidente da República saúda coragem de Alberto Martins e do movimento estudantil

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 abr 2019 (Lusa) - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou hoje "coragem e consciência política" demonstrada pelo ex-ministro socialista Alberto Martins e pelo movimento estudantil na crise académica em Coimbra há precisamente 50 anos.

"Comemorando-se hoje 50 anos sobre a data da cerimónia que marcou em Coimbra o início da crise académica de 1969, o Presidente da República saúda Alberto Martins e o Movimento Estudantil pela coragem e consciência política que os levaram a lavrar aquele momento histórico da luta contra a ditadura", escreve Marcelo Rebelo de Sousa numa mensagem colocada no 'site' da Presidência da República na Internet.

Em entrevista à Lusa na segunda-feira passada, Alberto Martins lembrou o início da contestação estudantil.

A decisão estava tomada, "a tensão" subia, a "alma cresceu" perante o ruído de colegas a entrar numa sala com "todas as autoridades" do país em ditadura, mas Alberto Martins pediu a palavra no "momento rigorosamente certo".

A avaliação foi feita pelo próprio na entrevista, 50 anos depois de aquele "peço a palavra" em Coimbra iniciar uma crise académica de meses, com greve às aulas e exames, encerramento da Universidade e cerco policial às faculdades da alta da cidade, transformando os estudantes em "grandes protagonistas da História" e a data de 17 de abril de 1969, que se assinala na quarta-feira, "num afluente da queda da ditadura em Portugal".

"A esta distância, acho que pedi a palavra no momento rigorosamente certo. Falou o reitor, o decano da Faculdade de Ciências, vai a soerguer-se o ministro das Obras Públicas e levanto-me. Era aquele o momento: 'Em nome dos estudantes da universidade de Coimbra, peço a vossa excelência para usar da palavra'. Só então a tensão se alivia. Nessa altura voei. A honra da Academia estava cumprida", descreve o então presidente da Associação Académica de Coimbra, na altura com 23 anos, a frequentar o 3.º ano do curso de Direito.

Na cerimónia de inauguração do Edifício das Matemáticas, o Presidente da República, Américo Tomaz, respondeu ao jovem que viria a ser ministro da Justiça dizendo: "Bom, mas agora vai falar o ministro das Obras Públicas".

Alberto Martins ainda ficou "na dúvida", achou a resposta "ambígua", talvez lhe dessem mais tarde a palavra, continuou "a arquitetar mentalmente o que iria dizer", mas houve uma "explosão de aplausos dos estudantes" e os 1.000 a 1.500 que estariam dentro e fora da sala gritavam incessantemente "Queremos falar!".

"Aquele apupar contínuo gerou um barulho impressionante. A comitiva quase foge, em debandada. Abruptamente, Américo Tomaz dá por terminada a sessão e sai depois de falar o ministro da Educação", recorda.

JPS (ACG/ACYS) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais autocarros e mais viagens. FlixBus reforça operação para responder à afluência na Páscoa

A Flixbus divulgou, esta quarta-feira, o reforço da operação até 70% durante o período da Páscoa.

Trabalhadores da Medway em greve esta quinta-feira por melhores salários e condições

Os trabalhadores da empresa ferroviária de mercadorias Medway estão esta quinta-feira em greve por melhores salários e condições, incluindo a conciliação da vida profissional e familiar, tendo a empresa pedido uma reunião para o dia 11 de abril.

Bombeiros, SNS e INEM assinam acordo para melhorar transporte de doentes urgentes

A Liga dos Bombeiros Portugueses, a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde e o INEM chegaram esta quarta-feira a acordo para melhorar o transporte de doentes urgentes e o financiamento de meios, após oito semanas de reuniões.