UE avança com 60 ME para projetos de cooperação com Cuba

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Havana, 17 abr 2019 (Lusa) - A UE aprovou o financiamento de 61,5 milhões de euros para projetos de cooperação com Cuba, no âmbito de um acordo bilateral assinado em Havana, na terça-feira.

O valor, que será desembolsado integralmente pela UE na forma de subvenção não reembolsável, serve para reforçar a cooperação bilateral em matéria de segurança alimentar, adaptação às alterações climáticas, energias renováveis e cultura.

No documento, assinado pelo diretor-geral para a Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia, Stefano Manservisi, e a vice-ministra de Comércio Exterior e Investimento cubana, Ileana Núñez, destaca-se a contribuição de 15 milhões de euros para o projeto Transcultura, uma iniciativa regional para promover o 500.º aniversário da fundação da cidade de Havana.

A reunião de terça-feira integra os cinco encontros acordados em maio do ano passado, quando se realizou o primeiro conselho bilateral conjunto após a entrada em vigor, de forma provisória do primeiro acordo de diálogo político e de cooperação UE-Cuba.

Em novembro de 2017, o Parlamento Europeu tinha dado "luz verde" definitiva a este acordo, que condicionou ao respeito pelos direitos humanos na ilha.

Cuba era o único país latino-americano sem um acordo deste género com a UE.

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.