Secretário do Tesouro dos EUA sugere pedido de ajuda ao FMI

| Mundo
Porto Canal / Agências

São Francisco, 20 fev (Lusa) -- O secretário do Tesouro norte-americano, Jacob Lew, afirmou que o cerne da crise na Ucrânia é económico e que o país deve procurar a ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).

"No fundo, têm uma crise económica e vão ter de lidar com o assunto", declarou Jacob Lew numa conferência organizada pelo Conselho Mundial de Negócios em São Francisco, Estados Unidos.

O responsável pelas Finanças norte-americanas acrescentou ainda que o "melhor mecanismo para a Ucrânia" lidar com a situação seria pedir auxílio ao FMI, contando com um pacote para pôr em marcha reformas económicas e recebendo "o suporte de que precisam em troca de medidas para recuperar a economia".

Em dezembro, a Rússia prometeu um empréstimo de resgate à Ucrânia e uma redução de um terço do preço dos fornecimentos de gás natural.

A onda de violência em Kiev recomeçou na terça-feira, após várias semanas de calma, com violentos confrontos entre ativistas antigovernamentais e forças de segurança, que acabaram por lançar um assalto, com recurso a blindados e canhões de água, contra os manifestantes concentrados na Praça da Independência. Os ativistas ripostaram com 'cocktails molotov' e petardos.

Na quarta-feira à noite, o Presidente da Ucrânia anunciou uma "trégua" e o início de negociações com a oposição, depois de conversações privadas com três líderes opositores.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde ucraniano, os confrontos fizeram pelo menos 26 mortos e 241 feridos hospitalizados, incluindo 79 polícias e cinco jornalistas.

ARP // HB

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.