Produção automóvel cresce 37% em março para 31.693 veículos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 16 abr 2019 (Lusa) -- A produção automóvel cresceu 37% em março, face ao mesmo mês do ano passado, atingindo 31.693 veículos, revelou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Por categoria, em março foram produzidos em Portugal 25.885 veículos ligeiros de passageiros, um aumento de 39,5% face a igual mês de 2018, mostram os dados da ACAP hoje divulgados.

Em março, foram fabricados 5.276 novos comerciais ligeiros, o equivalente a um aumento homólogo de 28,7%.

Relativamente aos veículos pesados, saíram das fábricas portuguesas 532 viaturas em março, um aumento de 9,5% face ao mesmo mês do ano passado.

No acumulado dos três primeiros meses do ano foram produzidos em Portugal 94.471 veículos, o equivalente a um crescimento de 30,6% em comparação com o mesmo período de 2018, revelam os dados da ACAP.

A produção automóvel de ligeiros de passageiros aumentou 31,5% para 78.156 veículos entre janeiro e março, face ao período homólogo.

Já o fabrico de comerciais ligeiros subiu 26,7% para 14.818 unidades, enquanto a de veículos pesados cresceu 21,1% para 1.497 unidades.

A ACAP indica que a Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, representando 93,9% do total.

O destaque vai para a Alemanha, destino de 22,2% das exportações nacionais, seguindo-se Itália (15,8%), França (14,2%) e Espanha (10,8%) no topo do 'ranking'.

A ACAP indica que "a informação estatística relativa ao ano de 2019 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 97,4% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa".

ECR // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.