Obras de Miró regressam a Portugal até final de Fevereiro e haverá novo leilão - Parvalorem

Obras de Miró regressam a Portugal até final de Fevereiro e haverá novo leilão - Parvalorem
| País
Porto Canal

O presidente do conselho de administração da Parvalorem, Francisco Nogueira Leite, afirmou hoje, no parlamento, que as obras de Miró vão regressar a Portugal até ao final de fevereiro e que será marcado um novo leilão.

O responsável falava perante os deputados da Comissão Parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, na sequência de um requerimento do grupo parlamentar do Partido Socialista aprovado por unanimidade.

Na sequência de questões da deputada socialista Inês de Medeiros, que iniciou a ronda de perguntas, Francisco Nogueira Leite disse que "as obras voltarão a Portugal até ao final de fevereiro, sem custos para os contribuintes".

As 85 obras de Joan Miró estavam para ser vendidas a 04 de fevereiro, em Londres, segundo um contrato estabelecido com a leiloeria Christie´s, que acabou por cancelar a venda quando surgiram dúvidas relativamente à legalidade da sua saída de Portugal.

Francisco Nogueira Leite acrescentou ainda que a administração da empresa já combinou com a leiloeira Christie´s que seja realizado novo leilão das obras, "assim que houver condições económicas para o fazer".

A Parvalorem é uma das três empresas criadas pelo Estado para a recuperação de créditos do antigo Banco Português de Negócios (BPN), nacionalizado em 2008.

Esta audição acontece numa altura em que o Tribunal Administrativo de Círculo de Lisboa está a avaliar uma providência cautelar interposta pelo Ministério Público (MP) para suspensão das deliberações e atos referentes à alienação das obras de Miró.

Trata-se da segunda providência cautelar sobre este caso, depois de o MP ter interposto outra providência cautelar, que foi indeferida pelo mesmo tribunal, pedindo a suspensão da venda do acervo de obras que eram do BPN.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.