PS acusa Governo de ter “dois rostos e dois discursos” em debate sobre fundos comunitários

| Política
Porto Canal

O PS acusou hoje o Governo de ter "dois rostos e dois discursos", num debate no parlamento sobre o acordo de parceria entre Portugal e a União Europeia que os socialistas temem que tenha o seu sucesso "comprometido".

"Temos um Governo que tem dois rostos e dois discursos. Um rosto e um discurso para a ‘troika', focado no empobrecimento e na austeridade, e um rosto e um discurso para captar fundos de coesão baseado em conceitos de inovação, competitividade e redução de desigualdades", declarou o deputado socialista Carlos Zorrinho, na intervenção final do partido no debate sobre o próximo quadro comunitário de apoio que hoje decorreu na Assembleia da República.

O parlamentar socialista lamentou todavia que o discurso do desenvolvimento seja anunciado "sem nenhuma garantia de ser aplicado, exceto claro se os portugueses escolherem em tempo útil um novo rumo e uma nova maioria" para liderar o país.

"Este debate mostra a profunda fragilidade de um Governo dividido e sem ambição nem ânimo para aproveitar o quadro financeiro de que Portugal vai dispor", sublinhou Carlos Zorrinho.

O PSD, pelo deputado Luís Menezes, respondeu ao PS reconhecendo o "contributo ativo" do partido no acordo de cooperação com Bruxelas.

"Houve de facto um contributo ativo do PS, e ainda bem, porque ganha o PS por ter tido a coragem de vir ao debate, mas acima de tudo ganha o país porque se o país tivesse um PS mais corajoso para o consenso que um PS mais disponível para o pequeno debate e trica política, era um país que tinha uma maior solidez no exterior", advertiu o social-democrata.

Antes, o ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional havia enaltecido o contributo do PS sobre o próximo acordo de parceria entre Portugal e União Europeia, com os socialistas a demarcarem-se da prática do Governo, que "não condiz" com o texto.

"Aproveito para agradecer a contribuição ativa que o PS teve neste processo. E em particular gostava de agradecer ao professor Caldeira Cabral, que teve um papel muito útil e de enorme contribuição e intervenção representando o PS nesta matéria", declarou Poiares Maduro.

O parlamento debateu esta tarde o futuro quadro comunitário de apoio, num debate parlamentar proposto pelas bancadas do PSD e CDS.

O PS e as restantes forças da oposição criticaram durante o debate uma alegada ausência de visão estratégica do Governo em relação ao próximo programa de fundos europeus.

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.