Laboratório militar já está a fabricar oito medicamentos - Infarmed

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jun (Lusa) -- O laboratório militar está já a fabricar oito remédios para uso pediátrico, uma vez que a indústria não tem interesse comercial em produzi-los, anunciou hoje no parlamento o presidente da Autoridade do Medicamento (Infarmed).

Segundo Eurico Castro Alves, trata-se de medicamentos, xaropes, de uso hospitalar para crianças, cuja utilização é muito residual, sendo "substâncias sem grande interesse comercial".

"São fabricados nas quantidades necessárias, que são muito pequenas, e com todas as condições de segurança, qualidade e eficácia. Com controlo do Infarmed", afirmou.

Para o responsável, que hoje foi ouvido na comissão parlamentar de saúde, esta não é uma medida para substituir a indústria farmacêutica, mas sim para "colmatar uma falha muito específica e pontual".

Também o Hospital de São João, no Porto, se prepara para produzir algumas substâncias que os laboratórios parecem não ter interesse em fabricar.

Mas, de acordo com o presidente do Infarmed, houve já quatro empresas portuguesas que se ofereceram para "ajudar o Ministério da Saúde a encontrar soluções para colmatar falhas".

No início deste mês, o ministro da Saúde, Paulo Macedo, tinha admitido que o laboratório militar poderia produzir algumas substâncias, "ainda que sempre em termos residuais", depois de uma notícia do semanário Expresso que referia a falta de medicamentos pediátricos mais baratos nas farmácias, porque dão pouco lucro a laboratórios, grossistas e farmácias.

Hoje no parlamento, o presidente do Infarmed relembrou ainda que o organismo tem um plano de contingência "confidencial" para assegurar que não há falhas no acesso aos medicamentos essenciais, em caso de falhas na distribuição.

ARP // SO

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.