Mais de 1.500 seniores de Viseu esperados em programa que custa 65 mil euros

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 19 fev (Lusa) -- A Câmara de Viseu espera que este ano mais de 1.500 pessoas participem na Atividade Sénior, cujo programa foi hoje apresentado e que terá um custo de 65 mil euros.

A Atividade Sénior, que vai na sua oitava edição e se destina a pessoas com mais de 55 anos, conta este ano com "maior cobertura geográfica, maior diversidade de oferta e um calendário de atividades mais alargado", explicou o presidente da autarquia, Almeida Henriques.

"O projeto terá um custo global de 65 mil euros, dos quais 40 mil serão suportados diretamente pelo município e os demais pelo encaixe realizado com as inscrições", explicou, garantindo que aqueles que não possam pagar o custo da inscrição não ficarão de fora.

Segundo Almeida Henriques, "serão dez meses de atividade em contínuo, pelo menos 155 aulas por semana (em 37 semanas) e mais de 5.700 horas de aulas no total".

Neste momento, já estão formados 77 grupos de seniores (mais 12 do que no ano passado) e estão envolvidos 46 promotores locais do movimento associativo (mais nove do que em 2013), acrescentou.

Uma das novidades é que as inscrições para o programa, que começa este mês e acaba em dezembro, estarão abertas durante todo o ano.

O autarca disse ainda que este programa vai chegar a pelo menos 22 das 25 freguesias do concelho (no ano passado seis não ficaram cobertas), frisando que só ficará satisfeito quando todas participarem.

Com este projeto, a autarquia pretende que Viseu seja "a melhor cidade para viver para todos", incluindo os seniores.

Almeida Henriques frisou que "a atividade física regular é uma condição essencial a essa qualidade ao longo da vida" e, por isso, o projeto Atividade Sénior "é muito baseado na utilização das piscinas através da hidroginástica e sobretudo em aulas de ginástica realizadas nas diferentes instituições, com grande envolvimento das Juntas de Freguesia e das associações".

O programa tem também uma componente de convívio, incluindo momentos como um passeio a Fátima, um arraial beirão e uma festa das vindimas. A vertente cultural inclui visitas aos vários museus da rede municipal e a participação na vida cultural do concelho, acrescentou.

AMF // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Euromilhões. Terceiro prémio sorri a apostador português

Não houve totalistas no sorteio desta terça-feira do Euromilhões cujo 'jackpot' estava fixado nos 133 milhões de euros. Contudo, há boas notícias para Portugal.

Pingo Doce apresenta queixa sobre "campanha enganosa" do Lidl

O Pingo Doce apresentou uma queixa à Direção-Geral do Consumidor (DGC) e ao Instituto de Auto Regulação Publicitária sobre uma campanha publicitária do Lidl, na qual é feita uma comparação de preços entre supermercados, que diz ser enganosa.