Qualidade balnear das águas em Aveiro deve-se aos investimentos feitos - SIMRIA

| Norte
Porto Canal / Agências

Aveiro, 12 jun (Lusa) - A SIMRIA, empresa do grupo Águas de Portugal, atribuiu hoje a melhoria da qualidade das águas balneares na região de Aveiro aos investimentos feitos no tratamento das águas residuais.

A empresa, que explora o Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, destaca que 16 praias da região abrangida estão classificadas com Bandeira Azul, das quais 15 foram galardoadas com "qualidade de ouro", congratulando-se com o facto de todos os municípios com frente oceânica, servidos pelo Sistema Multimunicipal, terem praias certificadas e galardoadas.

A Bandeira Azul, símbolo europeu de qualidade das zonas balneares, atesta a qualidade das águas balneares e a sua atribuição leva a SIMRIA a concluir que "o efluente tratado rejeitado pelos exutores submarinos do Sistema Multimunicipal, devido à qualidade do tratamento e monitorização asseguradas, não afeta a boa qualidade da água costeira para a prática balnear".

Desde o início da sua constituição, a SIMRIA investiu 252 milhões de euros em saneamento de águas residuais, com uma componente de financiamento comunitário média de 51%, encontrando-se em plena exploração oito estações de tratamento de águas residuais, 78 estações elevatórias e um total de 317,94 quilómetros de coletores.

Quando a SIMRIA foi criada, em 1997, o sistema lagunar da ria de Aveiro apresentava elevados níveis de contaminação orgânica, microbiológica e por produtos químicos industriais, os quais, segundo a empresa, "agora são muito reduzidos devido às redes de coletores e sistemas de tratamento construídos e à transferência da rejeição final para o oceano".

Exemplo disso é a atribuição de Bandeira Azul, bem como do galardão com "qualidade de ouro", à praia estuarina (ria de Aveiro) de Monte Branco, localizada na Torreira, Murtosa, que reconhece que a qualidade de água da ria de Aveiro já permite a prática balnear.

A SIMRIA - Saneamento Integrado dos Municípios da Ria, SA, é uma sociedade anónima que foi criada para a construção, gestão e exploração do Sistema Multimunicipal de Saneamento da Ria de Aveiro, com o objetivo de obter uma solução conjunta para a recolha, tratamento e destino final dos efluentes gerados na zona de abrangência da Ria de Aveiro.

Detentora de um capital social de 16.712.225 euros, a SIMRIA é participada pela Águas de Portugal, SGPS, SA, e pelos municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Cantanhede, Espinho, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Santa Maria da Feira e Vagos.

MSO // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.