Mais de cinquenta bombeiros de Lourosa parados em protesto contra direção

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cinquenta e dois operacionais dos Bombeiros Voluntários de Lourosa apresentaram este sábado ao comando dessa corporação de Santa Maria da Feira o seu pedido de inatividade, em protesto contra a direção da respetiva associação humanitária.

Atualizado 17-04-2019 14:37

O pedido de suspensão do serviço já foi aprovado pelo comando interino da corporação e tem efeitos práticos a partir das 00:00 da próxima segunda-feira.

A partir dessa altura, o quartel contará apenas com 16 bombeiros profissionais e quatro funcionários não-operacionais para atender às ocorrências de um território com um mínimo de 11 freguesias.

Em declarações à Lusa, o porta-voz do grupo de bombeiros que requereu inatividade atribui essa medida à "demora" nos procedimentos para afastamento da atual direção, com a qual o corpo operacional se incompatibilizou formalmente a 18 de março.

"Já todos manifestámos a nossa posição várias vezes ao longo das últimas semanas, avisámos logo que estávamos dispostos a pedir a inatividade se as coisas não se alterassem e, até hoje, nem a direção renunciou por si própria nem a mesa da assembleia-geral marcou a reunião de sócios que solicitámos, para as pessoas poderem votar o afastamento da associação humanitária", explica Amaro Fontes.

A interpretação dos 52 bombeiros que suspenderam funções é, segundo o seu porta-voz, que "o presidente da mesa da assembleia não está a perceber a gravidade da situação ou então quer intencionalmente arrastar o assunto para ver se desmotiva o grupo - o que não vai acontecer, porque o corpo ativo já deixou bem claro que não está disposto a trabalhar mais com a atual direção".

Após a renúncia do comando efetivo da corporação, a 18 de março, na sequência da não-recondução de dois adjuntos por parte da associação humanitária e antes da divulgação de várias críticas sobre a "má gestão e conduta indevida" da direção, a chefia operacional do quartel foi entregue ao comandante interino Fernando Oliveira, que hoje deferiu os 52 pedidos de licença de inatividade.

Dado que a 15 de maio tem início a época de incêndios florestais, o atual chefe das operações diz que "a situação não se pode arrastar mais" e quer repor a "estabilidade" na corporação.

"Agora ficamos só com 16 bombeiros e quatro assalariados, que é o serviço mínimo. Se houver mais do que uma ocorrência de cada vez, temos de distribuir os operacionais como pudermos e dependeremos dos nossos colegas de outras corporações da região", disse Fernando Oliveira.

O comandante nota ainda que, estando a maioria do corpo operacional inativo e "dada a instabilidade atual na corporação", a corporação "não aceitou integrar o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, para o qual já foi requisitada" pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Aveiro.

Contactado pela Lusa, o presidente da mesa da assembleia-geral dos Bombeiros de Lourosa - que recebeu, desde meados de março, vários documentos exigindo uma sessão extraordinária para debater a situação atual, inclusive uma petição assinada por 57 bombeiros - informa que "na próxima quinta-feira, impreterivelmente, vai ser marcada a data da próxima reunião de sócios, seja ela de que tipo for".

Sem comentar a presente redução de operacionais no ativo, Olímpio Sousa diz que "todos os cenários estão em aberto até à próxima assembleia" no que se refere à direção.

"Se for para haver renúncia ou destituição por voto, a mesa entrou como parte da equipa da direção e como parte da equipa sairá também", acrescenta.

A inatividade dos 52 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Lourosa já foi comunicada à direção da Autoridade Nacional da Proteção Civil, à Liga de Bombeiros Portugueses e à Câmara Municipal da Feira, entre outras entidades com responsabilidade na área do socorro à população.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.