Paris e Berlim querem taxa sobre transações financeiras antes das europeias

| Mundo
Porto Canal / Agências

Paris, 19 fev (Lusa) - O presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, indicaram hoje que querem alcançar antes das eleições europeias de maio um acordo para aplicação da taxa sobre transações financeiras em 11 países europeus.

Hollande insistiu na vontade comum de fazer avançar esta medida até às eleições europeias, na conferência de imprensa conjunta com Merkel, realizada após a cimeira franco-alemã que hoje decorreu em Paris.

Quanto à questão de o novo imposto poder ser aplicado de forma progressiva, Hollande referiu que isso será definido pelos ministros das Finanças dos países que se comprometeram a adotar essa medida.

Merkel reiterou o objetivo de se alcançar um compromisso até às eleições europeias e defendeu que os trabalhos devem continuar a "um ritmo constante".

Segundo um comunicado emitido após o conselho de ministros franco-alemão, os dois países pretendem dar "rapidamente um impulso" aos trabalhos com a apresentação de propostas conjuntas.

O grupo de países que está a trabalhar para aplicar uma taxa às transações financeiras (também conhecida como taxa Tobin) é formado por Alemanha, França, Espanha, Portugal, Bélgica, Áustria, Eslovénia, Grécia, Eslováquia, Estónia e Itália.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.