Terras de Trás-os-Montes com mais transporte e mais barato a partir de maio

| Norte
Porto Canal com Lusa

O preço dos transportes públicos vai ser reduzido em simultâneo com o reforço das carreiras nos nove municípios das Terras de Trás-os-Montes, uma medida que a Comunidade Intermunicipal (CIM) anunciou que entrará em vigor a 01 de maio.

Atualizado 13-04-2019 11:44

De acordo com o presidente da CIM, Artur Nunes, tanto os passes como os bilhetes individuais terão uma redução de 15% e as populações beneficiarão ainda de um reforço nas carreiras nos meses de férias escolares, em que habitualmente várias localidades ficam sem transporte.

A CIM Terras de Trás-os-Montes decidiu aplicar desta forma os 175 mil euros que lhe coube do programa governamental de apoio à redução tarifária dos transportes públicos.

A medida irá beneficiar as populações dos nove concelhos deste território, nomeadamente Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Vinhais, Mogadouro, Mirandela, Vila Flor e Miranda do Douro.

A redução no preço dos passes e dos bilhetes, abrange, como explicou o presidente da CIM, todas as viagens, quer dentro dos concelhos, quer entre municípios e a nível regional, depois de negociações com as empresas que asseguram as carreiras na região.

O autarca exemplificou o impacto da medida com o preço do passe mensal das viagens entre Bragança e Miranda do Douro, que é atualmente de 144,80 euros e passará a custar pouco mais de 123 euros, com uma redução de 21,70 euros.

Para o mesmo caso, um bilhete para uma viagem tem agora o preço de 8,20 euros e sofrerá uma redução de 1,20 euros, passando para sete euros.

A verba disponibilizada pelo Governo será ainda aplicada no reforço dos transportes, concretamente nas pausas letivas, sobretudo nos meses de verão em que com as férias dos estudantes as carreiras são suspensas e há populações que ficam sem transporte público.

A CIM Terras de Trás-os-Montes prevê “aumentar a oferta em 40% no período entre 15 de junho e 09 de setembro”.

O presidente da CIM, Artur Nunes, que é também presidente da Câmara de Miranda do Douro eleito pelo PS, queixa-se de que a verba de 175 mil euros disponibilizada pelo Governo “é muito baixa” para as “necessidades locais” num território com “um défice ao nível da oferta de transporte e uma necessidade muito grande ao nível do transporte público”.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.