Sinalética do Caminho de Santiago vai ser concluída na região Centro

| País
Porto Canal / Agências

Tomar, 19 fev (Lusa) - A Turismo Centro de Portugal e a Associação de Peregrinos Via Lusitana vão assinar na quinta-feira, em Tomar, um protocolo que visa a colocação de sinalética na totalidade do troço do Caminho de Santiago que atravessa a região.

O presidente da Turismo do Centro, Pedro Machado, salientou hoje à agência Lusa a importância do turismo religioso para a região, com o culto mariano de Fátima, a herança judaica em diferentes concelho e o Caminho de Santiago.

Em Portugal, este itinerário das antigas peregrinações a Santiago de Compostela "tem um percurso assinalável" na Região Centro, entre Lisboa e a capital da Galiza (Espanha), acrescentou.

O protocolo de parceria entre a Turismo do Centro e a Associação de Peregrinos Via Lusitana, no âmbito do Projeto de Sinalética e Promoção do Caminho de Santiago no Centro de Portugal, será assinado às 15:30, no salão nobre da Câmara Municipal de Tomar.

O seu principal objetivo é "proceder ao levantamento das necessidades de sinalética" do Caminho de Santiago, nos municípios da região do Médio Tejo: Vila Nova da Barquinha, Ferreira do Zêzere e Tomar.

O levantamento e o relatório final deverão estar concluídos até 31 de maio, de acordo com uma nota da Turismo do Centro.

"O projeto de sinalética segue as normas do Conselho da Europa para o Itinerário Cultural Europeu - Caminho de Santiago, facilitando a sua interpretação pelos peregrinos das mais diversas nacionalidades", adianta a nota.

Este acordo "vem dar continuidade ao projeto desenvolvido pela Turismo Centro de Portugal de qualificar e marcar o troço do Caminho Português de Santiago na Região Centro".

Este trabalho, envolvendo as autarquias, já foi efetuado, em 2011 e 2012, nos restantes concelhos cujo território é atravessado pelo caminho: Alvaiázere, Ansião, Penela, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Mealhada, Anadia, Águeda e Albergaria-a-Velha.

CSS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".