PS exige a Passos Coelho que "emende a mão" e pague já os subsídios de férias

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jun (Lusa) - O PS desafiou hoje o primeiro-ministro a assumir as suas responsabilidades políticas e a "emendar a mão", procedendo já ao pagamento da totalidade dos subsídios de férias aos trabalhadores da administração pública e pensionistas.

José Junqueiro, vice-presidente da bancada socialista, falava aos jornalistas na Assembleia da República, após o Governo ter ordenado aos serviços públicos para que estes não paguem já em junho os subsídios de férias, apesar de a suspensão ter sido chumbada pelo Tribunal Constitucional e de não estar em vigor a proposta do executivo que remete para novembro esse pagamento para alguns pensionistas e trabalhadores da administração pública.

"O primeiro-ministro não pode violar uma decisão do Tribunal Constitucional, nem violar a lei da República, que não lhe permite fazer qualquer adiamento do pagamento deste subsídio. Perante os portugueses, Pedro Passos Coelho tem de assumir que esta é uma manobra para cortar definitivamente os subsídios à administração pública, setor contra o qual faz um culto de desprezo absolutamente intolerável", afirmou José Junqueiro.

O dirigente socialista afirmou depois que o primeiro-ministro "está perigosamente a abrir a porta para que este corte seja extensivo ao setor privado".

"Era bom que [Pedro Passos Coelho] tivesse a noção que o seu Governo é aquele que mais vezes foi chumbado pelo Tribunal Constitucional e aquele que mais vezes em democracia atuou fora da lei. O Governo tem uma oportunidade para emendar a mão, respeitando uma lei que decorre de uma decisão do Tribunal Constitucional e a lei da República, a qual não confere qualquer suporte legal para o adiamento do pagamento dos subsídios de férias", sustentou José Junqueiro.

Interrogado sobre a atitude que deverá tomar o Presidente da República neste caso, eventualmente não promulgando a proposta do Governo que adia o pagamento de parte dos subsídios de férias, José Junqueiro alegou não poder falar pelo chefe de Estado.

"Mas estamos perante uma desobediência grave a uma decisão do Tribunal Constitucional. Por outro lado, não há qualquer respaldo legal nas leis da República que permitam deferir para meses posteriores o pagamento dos subsídios de férias. Estamos perante um ensaio para o corte definitivo destes subsídios", insistiu o candidato do PS à presidência da Câmara de Viseu.

José Junqueiro lançou ainda a suspeita que o Governo pretenda baixar artificialmente os indicadores da despesa do Estado (e do défice) no segundo trimestre deste ano.

"Como diz o povo, o Governo está também procurar martelar as contas [públicas] do segundo trimestre do ano. A primeira execução trimestral foi um desastre e a do segundo trimestre, com esta política, será outro desastre", acrescentou.

PMF (SMS) // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.