Área Metropolitana do Porto espera lançar concessão de autocarros em maio

Área Metropolitana do Porto espera lançar concessão de autocarros em maio
| Norte
Porto Canal com Lusa

O concurso para o transporte público rodoviário em toda a Área Metropolitana do Porto (AMP), que visa substituir as concessões em vigor em vários concelhos até dezembro, deve ser lançado dentro de um mês, revelou esta sexta-feira o Conselho Metropolitano.

“Dentro de um mês, cinco semanas, teremos tudo pronto para lançar o concurso” relativo ao contrato de serviço público de transporte rodoviário de passageiros, informou a comissão executiva do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) na reunião ordinária, que decorreu esta manhã em São João da Madeira, distrito de Aveiro.

Prevê-se que o concurso seja dividido por cinco lotes que se aproximam das zonas atualmente servidas por privados no território da AMP e que antes foram concessionados diretamente pelos municípios, excluindo o concelho do Porto, onde a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) é operador exclusivo, e as linhas que esta serve noutros cinco concelhos e que lhe foram concessionadas até 2023.

Numa reunião de março, o presidente do CmP, Eduardo Vítor Rodrigues, revelou que os autocarros da AMP vão passar a ter uma marca única, na sequência do concurso público que então já estava a ser ultimado e que prevê a uniformização da frota numa marca única para os 17 concelhos.

O procedimento deve ainda contemplar a uniformização da bilhética e das tarifas.

Naquela sessão, Eduardo Vítor revelou que o caderno de encargos, ainda por fechar, coloca a concurso cinco lotes, sendo que cada empresa privada só poderá ficar com a concessão de um desses lotes.

Para além disso, explicou, o concurso prevê uma diminuição gradativa da idade média da frota ao longo dos 7 anos da concessão, que começa nos 14 anos e termina nos 8 anos.

Na ocasião, Eduardo Vítor Rodrigues admitiu que a adjudicação da rede poderá não ser feita em dezembro, data em que termina a atual concessão.

O também presidente da Câmara de Gaia frisou que "a área metropolitana não vai ficar sem transportes" e que, até à adjudicação, a operação continuará "tranquilamente".

Em Matosinhos, a nova operadora de transportes públicos que começou a atuar em 01 de janeiro, só vai estar em “pleno funcionamento” em maio, revelou na quinta-feira o vereador dos Transportes e da Mobilidade daquela autarquia.

A empresa ViaMove, detida em 51% pelo Grupo Barraqueiro e em 49% pela Resende, substituiu a operadora Resende, cuja concessão terminou em dezembro de 2018 por ser alvo de críticas por má qualidade dos veículos, relatos de sucessivos atrasos ou falhas de carreiras.

O novo operador assumiu as 22 linhas que estavam entregues à Resende, os cerca de 60 autocarros desta e está a funcionar nas suas instalações.

Para o não cumprimento do prazo estipulado, o vereador explicou que a nova empresa só conseguiu contratar até ao momento 14 dos 30 motoristas necessários para melhorar o serviço e que a reconversão dos autocarros está a ser “profunda”.

José Pedro Rodrigues adiantou que a ViaMove já comprou oito viaturas novas e semi-novas e reconverteu cerca de 12 a 15 autocarros da Resende.

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.