Sudão: UE reitera apelo a fim de hostilidades e transição para regime civil

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 12 abr 2019 -- A União Europeia (UE) reiterou hoje o apelo à cessação da violência no Sudão, onde um golpe militar destituiu o chefe de Estado, Omar al-Bashir, e à transição para um regime político civil.

Na conferência de imprensa diária do executivo comunitário, a porta-voz para os Negócios Estrangeiros, Maja Kocijancic, salientou a "necessidade de uma transição para um Governo civil", repetindo o apelo "contra a violência no país".

A porta-voz remeteu ainda para uma declaração divulgada pelos 28, que apelam "a todas as partes para abandonarem a via do conflito" e salientam que "só um processo político credível e inclusivo pode responder às aspirações do povo sudanês".

O Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, foi destituído na quinta-feira e detido pelas Forças Armadas, depois de mais de quatro meses de contestação popular.

Os protestos, inicialmente motivados pelo aumento dos preços do pão e de outros bens essenciais, acabaram por transformar-se num movimento contra al-Bashir, que liderava o país desde 1989, quando chegou ao poder através de um golpe de Estado.

IG (JYO) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.