Petrolífera Chevron vai comprar Anadarko por 33 mil milhões de dólares

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 12 abr 2019 (Lusa) -- A norte-americana Chevron, uma das maiores petrolíferas do mundo, anunciou hoje ter chegado a acordo para comprar a Anadarko, empresa do mesmo ramo presente em Moçambique, por cerca de 33 mil milhões de dólares (30 mil milhões de euros).

Caso o negócio seja aprovado, isto "tornará uma grande empresa numa maior ainda", afirmou o presidente executivo da Chevron, Michael Wirth.

O acordo prevê que a Chevron pague 7 mil milhões de dólares em dinheiro e entregue 200 milhões de ações à Anadarko, explica a agência Bloomberg.

De acordo com a mesma fonte, a Chevron também assumirá a dívida da Anadarko, que ultrapassa os 15 mil milhões de dólares (13 mil milhões de euros).

"Esta transação dá força ao poder da Chevron", referiu, acrescentando que o negócio dará vantagem à Chevron nas águas profundas do Golfo do México" e "criará oportunidades em áreas que reforçam as operações da empresa".

A Anadarko tem uma posição importante em Moçambique, tendo anunciado, em março, que ia contratar uma empresa para operar um centro de informação sobre a sua atividade de produção de gás natural na bacia do Rovuma, no norte do país.

O centro vai disponibilizar informação sobre oportunidades de negócios, empregos e formação bem como informar a comunidade sobre o projeto de produção de gás natural liquefeito que a Anadarko vai desenvolver na área.

A Anadarko lidera o consórcio que vai explorar gás natural na Área 1, na província de Cabo Delgado, ao largo do norte de Moçambique.

PMC (PMA) // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.