Venezuelanos estão há dois dias sem serviço de Internet em vários Estados

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 11 abr 2019 (Lusa) - Os venezuelanos estão sem serviços de internet desde há dois dias em vários Estados da Venezuela, com alguns utilizadores a denunciarem que também não têm serviço telefónico.

As falhas no serviço de acesso a internet e de telefone fixo estão a ser denunciadas por diversosutilizadores, através do Twitter, alguns deles reclamando que estão há mais de um mês com deficiências em ambos serviços da operadora estatal CANTV, a principal do país.

"Perda gradual do serviço Internet ABA registou-se esta quarta-feira 10 de abril pelas 17:45 horas (22:45 horas em Lisboa). Horas depois a queda (do serviço) foi em toda a Venezuela", denunciou a organização não governamental (ONG) Espaço Público, através do Twitter.

A falha no serviço de internet foi também denunciada pela ONG Netblocks.

"O fornecedor de Internet estatal da Venezuela, ABA CANTV, vem experimentando uma perda gradual de conetividade em todo o país", apontou a ONG conta do Twitter.

Entretanto a CANTV informou, também através do Twitter, que "o pessoal técnico" encontra-se a trabalhar para "estabilizar os serviços de voz e de dados", no Estado venezuelano de Mérida.

A CANTV apela à coletividade a cuidar das infraestruturas de telecomunicações e a denunciar o roubo, vandalismo e sabotagem de material.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas da população de intermitência e outras falhas nos serviços de voz e de dados.

Também são frequentes os apagões elétricos que deixam o país às escuras e interferem nas telecomunicações.

FPG // MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.