Homem condenado em Penafiel a 11 anos de prisão por abuso sexual da neta

Homem condenado em Penafiel a 11 anos de prisão por abuso sexual da neta
| Norte
Porto Canal com Lusa

O tribunal de Penafiel condenou hoje a 11 anos de prisão um homem de 70 anos por abusar sexualmente, "pelo menos" 11 vezes, da neta, de 12 anos.

Segundo o coletivo, ficaram provados, em audiência, com base no testemunho "credível" da vítima e da sua mãe, os factos que determinaram a condenação.

Além da condenação por 10 crimes de abuso sexual de crianças de forma agravada, e um crime de abuso sexual de criança, o homem ficou também obrigado, por decisão do coletivo, a indemnizar a menor, no valor de 12 mil euros.

O arguido António Barbosa vinha acusado de 21 crimes de abuso sexual de crianças, 11 dos quais de forma agravada, mas foi absolvido de 10.

O coletivo disse ter ficado convencido da veracidade dos factos relatados pela vítima em audiência, que foram, segundo o tribunal, confirmados pelo relatório médico e por prova testemunhal.

Os factos que conduziram à condenação ocorreram em Meinedo, Lousada (Porto), na casa do arguido, entre o verão de 2014 e outubro de 2015.

Nesse período, o homem manteve, "de forma livre, deliberada e consciente", relações sexuais com a menor, com penetração vaginal e ejaculação, sempre contra a vontade da vítima, valendo-se da sua ascendência física e familiar.

A menor só denunciou os factos em junho de 2016, primeiro ao namorado e depois à mãe.

De acordo com os serviços psicológicos que seguem a menor, a jovem ainda hoje apresenta sintomas de pânico, insónia e ansiedade.

O arguido não prestou declarações durante a audiência de julgamento.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.