Brexit: Presidente dos EUA critica UE por estar a ser "dura com o Reino Unido"

| Economia
Porto Canal com Lusa

Washington, 11 abr 2019 (Lusa) - O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou a União Europeia de estar a ser "dura com o Reino Unido" no processo do 'Brexit'.

"É uma pena que a União Europeia esteja a ser tão dura com Reino Unido e com o 'Brexit'", escreveu Donald Trump, na rede social Twitter, horas depois de a União Europeia e o Reino Unido terem acordado uma nova data limite para o 'Brexit', com os 27 a concederem a Londres uma extensão até 31 de outubro, que a primeira-ministra britânica aceitou.

O Presidente dos Estados Unidos criticou ainda a postura da UE relativamente ao comércio com os Estados Unidos, apelidando-a de "brutal parceiro comercial".

Essa postura "vai mudar", sublinhou.

No início da semana, Donald Trump já tinha criticado a União Europeia, dizendo que esta "abusa dos EUA há muito tempo, no comércio".

Trump acrescentou que "isso tem de parar em breve", voltando a fazer a ameaça de introduzir taxas adicionais aos produtos oriundos do espaço comunitário europeu, como tem acontecido nas relações comerciais entre a China e os EUA.

Em julho de 2018, a União Europeia e os Estados Unidos acordaram uma trégua nas questões comerciais, após meses de crescentes tensões provocadas pela intenção de Washington de impor tarifas alfandegárias ao aço e ao alumínio.

Nessa trégua, as duas potências comprometeram-se a manter conversações, preservando a situação de "taxas nulas".

MIM (RJP) // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.