Kim defende autossuficiência para combater sanções internacionais

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Seul, 11 abr 2019 (Lusa) - O líder da Coreia do Norte defendeu o reforço da autossuficiência para combater as sanções internacionais, na sequência do fracasso da cimeira com o Presidente dos EUA, noticiou hoje a imprensa oficial norte-coreana.

Na quarta-feira, Kim Jong-un convocou uma reunião plenária do comité central do Partido dos Trabalhadores, no poder, para debater as "atuais tensões".

"Devemos levantar a bandeira do desenvolvimento da economia socialista de forma consistente e, dessa forma, dar um golpe naqueles instalados no erro de acreditar que podem pôr de joelhos [a Coreia do Norte] com sanções", disse Kim durante a reunião, de acordo com a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA.

A "nova linha estratégica" foi definida, há cerca de um ano, por Kim como "a construção económica socialista", acrescentando que o desenvolvimento dos programas nuclear e de mísseis es do país estavam concluídos.

Este encontro do comité central decorreu depois do fracasso da segunda cimeira, no final de fevereiro passado, em Hanoi, entre Kim e o Presidente norte-americano, Donald Trump.

Trump e Kim reuniram-se pela primeira vez em junho de 2018, em Singapura, onde assinaram uma declaração vaga sobre a "desnuclearização da península coreana".

Em Hanoi, Kim Jong-un reclamou o fim das sanções económicas aplicadas a Pyongyang pela ONU, na sequência de vários testes nucleares e de mísseis. O encontro terminou sem um acordo sobre a desnuclearização, necessária para diminuir as sanções contra o regime.

As declarações de Kim foram divulgadas no mesmo dia em que o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e Trump se reúnem em Washington.

Seul e Washington concordam com a necessidade de retomar o diálogo, mas aparentemente divergem na forma de encorajar Pyongyang a implementar progressos reais no processo de desnuclearização, com Moon mais favorável a recompensar progressivamente os avanços do regime norte-coreano.

MIM // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.