Francisco J. Marques invocou "interesse público" para divulgação de emails

| Desporto
Porto Canal

O diretor de informação e de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, defendeu esta quarta-feira em tribunal que a divulgação dos emails do Benfica seguiu o "interesse público", ilibando ainda a SAD portista desse anúncio.

Atualizado 11-04-2019 13:00

Ouvido em declarações na quinta e última sessão no Juízo Central Cível do Porto do processo movido pelo Benfica, o réu Francisco J. Marques disse que começou a ter acesso aos emails "em abril de 2017", tendo-os recebidos em três períodos.

Os primeiros emails, disse, foram para a sua conta no FC Porto, enquanto outros, "encriptados", seguiram "para a conta 123@tutanota.com", que entretanto criou, dado que recebe diariamente "cerca de 500 emails" na sua conta do clube, sendo assim "mais fácil de fazer a verificação" do que ia chegando.

Revelando que o "último email recebido foi em 12 de julho de 2017", o responsável portista acrescentou que na segunda remessa de emails constavam "três caixas de email: de Pedro Guerra, Luís Bernardo e Pedro Valido", do Benfica.

Sobre a sua divulgação no programa do Porto Canal 'Universo Porto', Francisco J. Marques defendeu que o fez "sem pedir ou receber ordem da SAD" do FC Porto, embora, na tarde anterior à revelação, tenha informado os administradores "Pinto da Costa, Adelino Caldeira e Fernando Gomes" que o iria fazer à noite.

"Não foi autorizado nem era preciso", reiterou o diretor portista, que "ilibou" a SAD portista de um processo que defendeu "seguir o interesse público" na divulgação dos emails, em que "procuraram apenas as tramoias do Benfica".

Perante as dúvidas manifestadas pelo juiz sobre o critério utilizado na divulgação dos emails, o responsável portista reiterou ter "seguido critérios jornalísticos" e que desconhece de quem partiu os emails.

Sobre a entrega dos emails à Polícia Judiciária (PJ), disse que foram entregues em três partes em outros tantos dias.

Confirmando que apenas ele e Diogo Faria "tinham acesso a um computador que se encontrava numa sala fechada", disse-se "arrependido" por ter intitulado o livro que ambos escreveram de "O polvo encarnado", preferindo hoje chamar-lhe "A teia do poder encarnado".

"Estamos aqui sentados por o Benfica achar que o FC Porto fez espionagem, quando era o Benfica que o fazia (a árbitros e a Fernando Gomes, presidente da FPF)", acusou Francisco J. Marques.

Por acordo entre o tribunal e os advogados das partes, foi estabelecido o prazo de 10 dias para apresentação por escrito das alegações orais.

Decorrido o referido prazo, e não ocorrendo circunstâncias anómalas, será proferida sentença 30 dias após a secção de processos concluir os autos.

Será feito um comunicado de imprensa após a comunicação da sentença às partes.

+ notícias: Desporto

FC Porto: "Vamos à Amoreira para ganhar"

Sérgio Conceição pediu foco total frente ao Estoril para evitar dissabores na 27.ª jornada da Liga, este sábado, pelas 20h30.

FC Porto: Última sessão prévia à 27.ª jornada da Liga

O plantel principal do FC Porto voltou, na manhã desta sexta-feira, ao Olival para concluir a preparação para a deslocação ao Estoril, um jogo da 27.ª jornada da Liga que arrancará às 20h30 de sábado (Sport TV) no estádio António Coimbra da Mota.

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.