Montijo: "Aeroporto com menos problemas ambientais é o que já existe" - ministro Ambiente

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 10 abr 2019 (Lusa) -- O ministro do Ambiente reiterou hoje que o aeroporto que provoca menos problemas ambientais "é aquele que já existe" no Montijo, lembrando que o primeiro estudo de impacto "não tinha densidade de informação para ser considerado conforme".

"O aeroporto que provoca menos impactos ambientais em boa parte é aquele que já existe, a base área do Montijo", disse João Pedro Matos Fernandes, que falava na comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas, no parlamento, depois de um requerimento apresentado pelo Bloco de Esquerda (BE) sobre a assinatura do acordo entre o Governo e a ANA Aeroportos.

O ministro realçou que o estudo não é da responsabilidade da sua tutela, e que existem dois impactos maiores que outros, nomeadamente o ruído, "que será maior do que o já existente", e o impacto na avifauna da Reserva Natural do Tejo.

"Por isso venha o estudo de impacto ambiental bem feito para ser 'sine qua non'. [O primeiro estudo] não foi chumbado. Não tinha era a densidade de informação para ser considerado conforme. Foi preciso melhorá-lo", disse o ministro.

Matos Fernandes sublinhou ainda que este foi devolvido ao promotor e que está "a demorar mais de um ano" para ser novamente dado a conhecer devido ao facto de ter "fragilidades".

"Ainda não está na nossa posse, esperamos que em breve o tenhamos na nossa mão", frisou.

JML/RCP // EA

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".