Município de Gouveia projeta Casa da Vivência Judaica para atrair visitantes

| Política
Porto Canal com Lusa

Gouveia, Guarda, 10 abr 2019 (Lusa) - A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, tenciona reabilitar um edifício do centro histórico daquela cidade para funcionar como Casa da Vivência Judaica e com o objetivo de atrair visitantes, foi hoje anunciado.

A autarquia presidida por Luís Tadeu refere, em comunicado enviado à agência Lusa, que irá reabilitar a Casa do Passadiço, localizada no "coração da judiaria de Gouveia".

Segundo a fonte, trata-se de um edifício histórico que "funcionou, por tempos imemoriais, como um local de passagem, comunicação e interação social entre os habitantes de dois dos mais icónicos bairros da cidade: o bairro do Castelo e o bairro da Biqueira".

"Em face da importância histórica deste edifício, o município de Gouveia irá fazer nele uma grande intervenção, que passa, primeiramente, por uma campanha de escavações arqueológicas que permitam conhecer o potencial arqueológico da Casa do Passadiço e de toda aquela área urbana, nomeadamente das realidades medievais e modernas da vida dos gouveenses", explica Luís Tadeu na nota.

O autarca acrescenta que, posteriormente, serão realizadas obras "que permitam destinar a Casa do Passadiço ao funcionamento da Casa da Vivência Judaica".

O responsável deseja que o futuro espaço museológico dedicado ao património judaico seja também, "e acima de tudo, um ponto de partida para o conhecimento do património judaico de todo o concelho de Gouveia", por parte dos visitantes.

O projeto da Casa da Vivência Judaica contempla a criação de três salas relacionadas com três itinerários: um na cidade de Gouveia (dedicado à judiaria medieval), outro na freguesia de Melo (com a temática "entradas da inquisição") e o terceiro na aldeia de Folgosinho (em torno do tema do criptojudaísmo).

"Estas três salas serão enriquecidas com marcas da simbologia judaica do concelho, nomeadamente de artefactos arqueológicos que o município de Gouveia tem à sua guarda como, por exemplo, as inscrições hebraicas que atestam a construção da última sinagoga na Península Ibérica, antes do édito de conversão obrigatória de D. Manuel, em 1496; a padieira de uma habitação; ou, até mesmo, uma estela sepulcral com a Estrela de David, em relevo", adianta a autarquia.

Segundo a nota, a segunda sala "será dedicada às entradas da inquisição em Gouveia, pois, no seguimento de um levantamento realizado pelo município de Gouveia, foram identificados 112 processos relativos a indivíduos naturais ou moradores do concelho, cuja memória será garantida e preservada no espaço".

Por fim, a terceira sala, denominada "sala de fogo", irá "possuir uma experiência sensorial, onde será contada a história da morte de três cristãos-novos naturais de Gouveia, falsamente acusados da destruição de uma imagem sagrada".

ASR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.