Parlamento discute a 14 de Março alterações ao Código do Trabalho sobre critérios de despedimento

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 19 set (Lusa) - As alterações ao Código do Trabalho no que diz respeito à cessação do contrato por extinção do posto de trabalho ou por inadaptação vão ser discutidas no parlamento a 14 de março, segundo os agendamentos hoje fixados em conferência de líderes.

A proposta de lei do Governo foi aprovada a 13 de fevereiro e estabelece que a avaliação de desempenho será o primeiro critério, entre cinco, a considerar pelas empresas para justificar o despedimento por inadaptação ou por extinção do posto de trabalho.

Ao abrigo da proposta de lei, no caso da extinção do posto de trabalho passam a existir cinco critérios objetivos: avaliação do desempenho, menores habilitações académicas, onerosidade da manutenção do vínculo, menos experiência profissional e menor antiguidade na empresa.

Até agora, a antiguidade no posto de trabalho era o único critério que permitia ao empregador justificar a cessação do contrato por extinção do posto de trabalho ou por inadaptação.

Segundo o porta-voz da conferência de líderes, o deputado do PSD Duarte Pacheco, no dia 14 de março será ainda discutida a proposta de lei do Governo sobre a comparticipação do Estado no preço dos medicamentos e diplomas do PS e da maioria PSD/CDS-PP acerca da propaganda eleitoral nas redes sociais, que estava inicialmente agendado para esta quinta-feira.

O dia anterior - 13 de março - ficou reservado para uma interpelação do PCP sobre "a política de direita" e as suas alternativas "patrióticas e de esquerda", e no dia 12 haverá um agendamento potestativo (direito de fixar a ordem do dia) do CDS-PP, que também ainda não indicou o tema.

Na primeira semana de março, os trabalhos parlamentares começarão como é habito à terça-feira, pois embora seja dia de Carnaval, à semelhança do que aconteceu nos últimos anos a Assembleia da República continua em funcionamento.

No dia 05 de março terá lugar o primeiro debate quinzenal do mês, enquanto para dia 06 foi agendado o período semanal de declarações políticas, além da discussão de uma proposta de lei do Governo sobre a adesão da Croácia à União Europeia e uma petição contra o encerramento da Cinemateca.

A 07 de março será discutida uma apreciação parlamentar do PCP sobre a idade da reforma, um projeto de lei do PS em defesa de um "Simplex 2", um projeto de lei do BE para a redução do horário de trabalho para as 35 horas semanais, um projeto de resolução do PEV relativo à navegabilidade do Douro e uma petição para acabar com "o aborto gratuito".

Quanto às comemorações do 25 de Abril, o porta-voz da conferência de líderes disse que a presidente da Assembleia da República apenas deu indicação que o grupo de trabalho constituído para tratar do assunto está prestes a concluir o seu trabalho.

Relativamente à trasladação de Sophia de Mello Breyner para o Panteão, Duarte Pacheco referiu que o tema não foi abordado.

VAM // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.