Cavaco Silva espera que Governo "explore até limite" diálogo com professores

| Política
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 12 jun (Lusa) -- O Presidente da República disse hoje, em Estrasburgo, esperar "que o Governo explore até ao limite as possibilidades de diálogo com os sindicatos" de professores, confiando "até à última hora" que seja evitada uma greve prejudicial para os jovens.

Falando numa conferência de imprensa conjunta com o presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, depois de discursar no hemiciclo de Estrasburgo, Cavaco Silva, ao ser questionado sobre a greve de professores prevista para 27 de maio, voltou também a lamentar que os jovens e crianças sejam "utilizados como meios para alcançar fins", já que "não têm culpa destas divergências que se verificam entre o Governo e os sindicatos".

"Eu espero que o Governo explore até ao limite as possibilidades de diálogo com os sindicatos. Tem sido muito importante aquilo que foi conseguido e é preciso preservar no âmbito da concertação social. Mas também disse, e repito, que, quando se convoca uma greve, um direito constitucional que não pode deixar de ser respeitado, é preciso ter em atenção aqueles que são afetados", disse.

Apontando que, neste caso, os afetados "são os jovens portugueses, aqueles que estão a preparar o seu futuro, que se têm vindo a preparar para os exames e que, com certeza, vivem momentos de ansiedade e momentos de incerteza", o chefe de Estado voltou a lamentar que os estudantes estejam no meio de um conflito ao qual são alheios.

"Eu confesso que não gosto nada de ver os nossos jovens, as nossas crianças, serem utilizadas como meios para alcançar fins. Elas não têm culpa destas divergências que se verificam entre o Governo e os sindicatos", disse, acrescentando que, por isso, continua "a esperar que, até à última da hora, seja possível algum entendimento entre o Governo e os sindicatos".

ACC/CSJ // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.