Governo garantiu à 'troika' medidas "de qualidade elevada" para compensar eventual chumbo do TC ao OE

Governo garantiu à 'troika' medidas "de qualidade elevada" para compensar eventual chumbo do TC ao OE
| Política
Porto Canal

O Governo já disse à 'troika' que se o Tribunal Constitucional (TC) chumbar normas do Orçamento do Estado (OE) para 2014 irá encontrar medidas alternativas de qualidade elevada para compensar esses desvios.

Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), na análise hoje publicada da décima revisão do programa de ajustamento, "houve um acordo que se algumas das medidas no orçamento forem consideradas inconstitucionais, o Governo identificará e implementará medidas compensatórias de elevada qualidade para cumprir as metas do défice acordadas".

Uma vez que não é conhecida a data da decisão do TC sobre a avaliação que fará das normas do Orçamento que estão a ser objeto de avaliação, o FMI não diz se esta eventual compensação pode se tornar uma condição prévia para a conclusão de uma avaliação.

No entanto, nesta décima avaliação, a decisão do TC sobre a convergência de regimes de pensões entre o público e o privado saiu já depois da apresentação da conclusão da revisão em solo nacional.

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, foram questionados várias vezes se um eventual 'chumbo' poria a conclusão formal da avaliação em suspenso mas nunca responderam, tendo mais tarde a Comissão Europeia confirmado que só depois de apresentadas as medidas que iriam compensar este 'chumbo' é que a avaliação seria discutida formalmente pela administração do FMI e pelos ministros das Finanças do euro.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".