Congresso Mundial de Futebol em Coimbra para cimentar posicionamento da Universidade

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 09 abr 2019 (Lusa) - A realização do Congresso Mundial de Futebol 2021 em Coimbra será uma oportunidade para cimentar o posicionamento da Universidade de Coimbra (UC) nas ciências do desporto, disse hoje fonte da instituição.

O congresso, que se realiza de dois em dois anos, deverá juntar em Coimbra mais de 300 participantes, entre treinadores, dirigentes e os melhores investigadores mundiais da especialidade, assim como de áreas de investigação que lhe estão direta ou indiretamente ligadas.

Segundo o vice-reitor António Figueiredo, o evento vai "colocar claramente a UC no roteiro de investigadores de grande renome internacional", no âmbito das ciências do desporto, "num ano que antecede um Campeonato do Mundo".

"Este congresso congrega fundamentalmente duas grandes áreas: a área da investigação aplicada ao futebol e os treinadores, o que faz com seja um momento ótimo para estabelecer algum tipo de declaração de consensos e de doutrinas para o treino do futebol", sublinhou.

O vice-reitor da UC salientou que, atualmente, os "próprios treinadores estão muito ligados e têm um interesse muito particular nos avanços significativos do treino para poderem estar um bocadinho à frente dos outros".

"Não é por acaso que, atualmente, em Inglaterra, os clubes da primeira liga têm de ter de um departamento de ciências do desporto e academias certificadas com um nível muito elevado", disse o dirigente.

Para António Figueiredo, "também não é por acaso que hoje se começa a ver as próprias seleções inglesas a darem cartas nos diferentes escalões, inclusive no futebol sénior, porque a formação é de excelência".

O Congresso Mundial de Futebol, que tem o nome original de World Conference on Science and Soccer, decorre de dois em dois anos e realiza-se pela primeira vez em Portugal, contando com o alto patrocínio da Federação Portuguesa de Futebol.

Depois de organizado os Jogos Europeus Universitários de 2018, a UC vai suceder na organização do congresso mundial à Victoria University de Melbourne, na Austrália, onde o evento deste ano vai decorrer de 04 a 07 de junho.

AMV // SSS

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto (Youth League): O trajeto dos jovens “Dragões” até ao topo da Europa

A equipa de Sub-19 do FC Porto mediu forças com Barcelona, Shakhtar Donetsk, AZ Alkmaar e Antuérpia na fase de grupos da UEFA Youth League, uma competição criada na temporada 2013/2014 e que coloca em campo os “craques” da formação dos melhores clubes da Europa. Superados os “tubarões”, no caminho para a final da prova europeia, os “Dragões” vão, esta sexta-feira, tentar ultrapassar o AC Milan, o sétimo classificado do campeonato italiano de Sub-19.

FC Porto (Voleibol): A primeira já está

O FC Porto recebeu e bateu nesta quinta-feira o PV Colégio Efanor (3-1), no Dragão Arena, e está em vantagem na final do Play-off do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, disputada à melhor de cinco.

Eis as listas completas às Eleições do FC Porto

Já foram entregues e validadas pelo Presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, José Lourenço Pinto, os nomes de todos os candidatos ao ato eleitoral para os Órgãos Sociais do clube no quadriénio 2024-2028. As Listas A, B e C concorrem à Mesa da Assembleia Geral, à Direção e ao Conselho Fiscal e Disciplinar. Para a eleição do Conselho Superior apresentam-se a votos as Listas A, B e D.