Sindicato acusa restaurante do Porto de trabalho ilegal e de pagar fora de horas

| Norte
Porto Canal com Lusa

Cinco dos oito trabalhadores do restaurante Miradouro Ignez, no Porto, estiveram meses a trabalhar sem contrato e a empresa paga os salários sempre depois do dia 08, lamentou esta quinta-feira à Lusa o Sindicato de Hotelaria do Norte.

Atualizado 07-04-2019 13:18

Concentrados à porta do restaurante, na rua da Restauração, os trabalhadores em greve desde segunda-feira, segundo o dirigente sindical Nuno Coelho, acusam a sociedade Varanda Nómadas, proprietária do estabelecimento, de "não ter dado resposta à intimação para pagar os salários a tempo e horas".

Segundo Nuno Coelho, a "empresa alega que só processa os salários depois do dia 08", fazendo com que "muitas vezes ao dia 11 os trabalhadores ainda não tenham o seu vencimento, o que os prejudica gravemente". Além disso, indicou, não são pagos feriados ou trabalho suplementar.

"Isto já dura há dois anos", denunciou.

O sindicato relatou ainda "ter solicitado na segunda-feira a presença da PSP no restaurante, por a empresa ter substituído os grevistas por trabalhadores de fora, o que configura a prática de um crime”, segundo o Código do Trabalho.

"Por isso, hoje, o restaurante encontra-se encerrado", justificou Nuno Coelho, revelando ter sido pedida a "intervenção urgente da Autoridade para as Condições do Trabalho".

Dando conta de que a empresa "já foi chamada ao ministério [do Trabalho]" para prestar esclarecimentos, acrescentou ter sido então descoberto que "uma parte dos trabalhadores, ao todo cinco, estavam ilegais, trabalhando sem contrato", e que "só depois é que a empresa começou a regularizar os pagamentos à Segurança Social".

"Os restantes três só em setembro de 2018 viram o seu contrato regularizado, continuando os restantes, de nacionalidade brasileira, nessa situação mais uns meses, até à intervenção do sindicato", acrescentou.

Segundo os trabalhadores, "o restaurante fatura e não se justifica esta situação", declarou o dirigente sindical.

Os profissionais esperam que "num ato de boa fé", quando regressarem ao trabalho na quarta-feira, possam "receber os salários ainda esta semana" e que "no próximo mês recebam até ao último dia de lei", pois, caso contrário, "voltarão à luta".

A Lusa tentou obter uma reação da sociedade Varanda Nómadas mas até ao momento não foi possível.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.