Homem confessa no Tribunal de Ourém ter matado a mulher e afirma-se arrependido

| País
Porto Canal / Agências

Ourém, 19 fev (Lusa) -- O homem de 75 anos acusado de ter matado a mulher em maio de 2013 em Formigais, no concelho de Ourém, confessou hoje o crime e afirmou-se arrependido.

"Deu-me uma coisa, não sei explicar o que é que foi. Estava deitado, dei um salto para o chão, fui direito à mesa-de-cabeceira, tirei o número do meu filho e estavam lá os cartuchos e disparei", disse o arguido no Tribunal Judicial de Ourém.

Segundo o homem, que se encontra detido preventivamente no hospital de Caxias, a mulher estava deitada no sofá, de costas para ele, reconhecendo não lhe ter, previamente aos dois disparos, dirigido a palavra.

Adiantando sofrer de problemas de saúde, para o qual toma diversa medicação, o arguido explicou ao coletivo de juízes, presidido pela magistrada Cristina Almeida e Sousa, que, no princípio do casamento, "davam-se bem", mas que a vítima já o chateava "há bastante tempo".

"Começou [a chatice] quando fiquei pior, ela mandava-me fazer uma coisa qualquer e eu não podia. Ela, em vez de vir a horas, para fazer o comer, vinha mais tarde ou não fazia", continuou o detido, que admitiu a existência de discussões: "Ela ficava aborrecida por eu não trabalhar. Eu não trabalhava porque não podia", justificou.

O arguido, que responde por um crime de homicídio qualificado e outro de detenção ilegal de arma e crime cometido com arma, relatou ao tribunal que ouviu uma conversa entre a vítima e a irmã, que a convidou a ir para França, acrescentando: "Ia ficar sozinho, daí que veio os tiros".

À pergunta por que não se divorciou, o homem respondeu: "Porque nunca tive essa ideia".

Atribuindo a propriedade da arma à mulher, mas afirmando que comprou os cartuchos para "espantar os pássaros do milho", o idoso declarou que não devia ter matado a mulher.

"Não devia ter feito, estou arrependido", referiu, adiantando que a mulher lhe exigiu dinheiro e bens, tendo passado, através de notário, bens para aquela.

Na sessão da manhã, o tribunal ouviu ainda uma médica psiquiátrica que considerou que o arguido apresenta uma "imputabilidade significativamente diminuída, mais próxima da inimputabilidade".

Segundo a perita, o homem, "umas semanas antes dos factos, estaria bastante descompensado", apontando a existência de uma "depressão profunda".

A família da vítima, que tinha 58 anos, pede uma indemnização de 198 mil euros.

O julgamento prossegue às 14:00.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).