Municípios holandeses não aplicam lei que proíbe venda de drogas a estrangeiros

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 19 fev (Lusa) -- A maior parte dos municípios holandeses não aplica a proibição da venda de cannabis aos estrangeiros nos cafés, segundo um estudo realizado na Holanda, revelou hoje na Internet a página de notícias Dutchnews.

Desde 2012, a legislação holandesa determina que os municípios podem proibir a venda de drogas leves nos cafés aos turistas estrangeiros, uma medida destinada a combater o afluxo de estrangeiros às cidades de fronteira da Holanda apenas por causa do acesso fácil ao cannabis.

Embora muitas autoridades locais tenham incorporado a proibição na legislação local, não estão prontos para colocá-la em prática, segundo um estudo da professora Nicole Maalsté, da universidade holandesa de Tilburg.

Dos 103 municípios do país, 23 decidiram optar pela proibição, sobretudo nas regiões ao sul do país.

No entanto, a maior parte das autoridades municipais afirmam não colocar em prática a proibição devido à presença de poucos estrangeiros ou porque a venda da marijuana nos locais não estava a causar problemas.

Quando a normativa foi aprovada, os donos de cafés alertaram sobre os danos que iriam sofrer nos seus negócios e na economia local.

Os deputados holandeses devem debater esta semana a política oficial para estes estabelecimentos e as petições de alguns municípios para que seja permitido experimentar a produção legal da marijuana.

CSR // APN

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.