Ópera "Parsifal", de Richard Wagner, estreia-se no Porto em versão de concerto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Redação, 06 abr (Lusa) -- A ópera "Parsifal", de Richard Wagner, em versão de concerto, é levada à cena na próxima sexta-feira, no Coliseu do Porto, sob a direção do maestro Graeme Jenkins.

O tenor Erin Caves protagoniza "Parsifal", cujo elenco inclui ainda os cantores líricos Ante Jerkunica, Michael Kraus e Sónia Alcobaça, acompanhados pelo Coro do Teatro Nacional de S. Carlos e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Depois do Porto, "Parsifal", em versão de concerto, sobe à cena em Lisboa, no Teatro Nacional de S. Carlos (TNSC), no dia 15 deste mês.

Segundo comunicado do TNSC, nestas duas récitas "são apresentados o prelúdio e as intervenções corais da cena do Graal (cena 2) do I ato e o III ato completo, que decorre numa Sexta-feira da Paixão".

O norte-americano Erin Caves regressa a Portugal, depois de ter interpretado Tristão, na ópera "Tristão e Isolda", também de Wagner, em 2017, no TNSC.

Outro regresso é o do maestro inglês Graeme Jenkins, que dirigiu as óperas "Peter Grimes", de Benjamin Britten, na temporada de 2916/17 do TNSC, e, nesta temporada, "Alceste", de Gluck, que foi protagonizada por Ana Quintans.

O drama musical em três atos, de Richard Wagner foi estreado em Bayreuth, na Alemanha, no teatro de ópera do compositor (Festspielhaus), em julho de 1882.

O compsoitor alemão morreu no ano seguinte, aos 69 anos, em Veneza.

Em Portugal, a estreia teve lugar no TNSC, em janeiro de 1921, "com uma receção muito positiva do público e da crítica".

Uma nota do TNSC, esclarece que "a ideia para a composição de 'Parsifal' remete para um período em que tivera contacto com o poema épico medieval 'Parzival', da autoria do cavaleiro e poeta alemão Wolfram von Eschenbach (1170-1220)".

"A o´pera, que narra a demanda do Santo Graal por Parsifal, um dos cavaleiros do mi´tico rei Artur, é referida por Wagner como uma 'representação teatral sacro-festiva'", e tem sido "alvo de diversas leituras que sublinham a centralidade da temática cristã".

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.