Mais dois recordes absolutos nos campeonatos nacionais de natação

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Coimbra, 05 abr (Lusa) - Os nadadores Rafaela Azevedo (júnior) e Miguel Nascimento (sénior) alcançaram hoje recordes absolutos na segunda sessão do segundo dia dos campeonatos nacionais de natação em juvenis, juniores e absolutos, que decorrem em Coimbra.

Depois de na quinta-feira ter batido o recorde nacional absoluto na prova de 50 metros costas (juniores), Rafaela Azevedo alcançou hoje o recorde nacional absoluto nos 100 metros costas, com o tempo de 1.01,97 minutos.

"Já queria tentar uma final no Europeu, mas agora que melhorei o meu tempo em mais um segundo é muito bom indicador que posso chegar ao Europeu e fazer algo que nunca esperei", disse a nadadora do Algés, de 17 anos.

O último recorde absoluto pertencia a Camila Rodrigues Rebelo, do Louzan Natação/Efapel, e tinha sido alcançado hoje na primeira sessão da segunda jornada dos campeonatos nacionais, com o tempo de 1.03,31.

"Eu queria não só fazer mínimos para o mundial como fazer melhor do que a Camila [Rebelo]", referiu Rafaela Azevedo, salientando que se "continuar a gostar de nadar, acho que vai ser possível" atingir patamares mais altos.

Além do recorde nacional absoluto, a nadadora do Algés alcançou os mínimos para a participação nos campeonatos da Europa e do Mundo de juniores.

O nadador Miguel Nascimento, do Benfica, fez recorde nacional absoluto na prova dos 50 metros livres, com o tempo de 22,7 segundos, tirando 19 centésimos ao anterior recorde, que pertencia a Alexandre Escudier Agostinho desde 2009.

"Era uma prova muito íntima para mim, pois cresci a nadá-la e hoje consegui bater o recorde de um amigo e de um ídolo, o que significou muito para mim", salientou o nadador, de 24 anos, que conseguiu também os mínimos para participar nos Campeonatos do Mundo.

O nadador acrescentou: "Quero tentar bater o meu recorde pessoal nos 200 metros livres e desfrutar, já que não tenho de fazer mínimos e, futuramente, continuar a trabalhar para melhorar em todas as provas em que quero apostar."

AMV // VR

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Já há data e hora para a final da Taça de Portugal

A final da Taça de Portugal de futebol, entre Sporting e FC Porto, vai disputar-se às 17h15 de 26 de maio, no Estádio Nacional, confirmou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

FC Porto (Voleibol): Trio de tricampeãs na seleção nacional

Ana Rui Monteiro, Joana Resende e Maria Reis Lopes integram a convocatória portuguesa

FC Porto B: Tiago Andrade renova com os 'Dragões' 

Avançado de 18 anos tem brilhado nos Sub-19 e vai integrar o plantel da equipa B em 2024/25.