Comissão Europeia aprova candidaturas do CIBIO-InBIO no valor de 130 a 150 ME

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 03 abr (Lusa) -- A Comissão Europeia aprovou duas candidaturas do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-InBIO) a um programa europeu que visa "reforçar a excelência da investigação", com um financiamento estimado entre os 130 e 150 milhões de euros.

Em comunicado, o CIBIO-InBIO da Universidade do Porto anunciou hoje que a aprovação simultânea das duas candidaturas ao programa 'Widening'(Teaming e ERA-Chair) do Horizonte 2020 reflete que a Comissão Europeia "reconhece a excecional qualidade" desenvolvida pelo centro de investigação.

Os programas 'Teaming e ERA Chairs' foram criados no âmbito do programa Horizonte 2020, tendo como objetivo reforçar "a excelência da investigação" dos Estados-membros e aprimorar as capacidades de os centros de investigação competirem por financiamento internacional.

Um dos projetos aprovados pela Comissão Europeia é o 'BIOPOLIS', que visa o desenvolvimento de um centro de investigação de "excelência" em biologia ambiental, ecossistemas e agrobiodiversidade, juntando assim o CIBIO-InBIO à Universidade de Montpellier, em França, e à Porto Business School.

"Este projeto envolve um conjunto diversificado de agentes do setor público e privado nacional e internacional, incluindo os decisores políticos, as universidades e centros de investigação, as empresas e a sociedade civil", apontou o centro de investigação.

O CIBIO-InBIO adiantou também que a criação de "uma nova ERA Chair" em biodiversidade tropical e ecossistemas vai permitir promover a inovação na investigação em biodiversidade tropical nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), com o objetivo de identificar "soluções para os principais desafios que se colocam à preservação da biodiversidade".

Nuno Ferrand, diretor do CIBIO-InBIO, citado no comunicado, salientou que estas aprovações são "o contexto ideal para o desenvolvimento de uma investigação inovadora, de alta qualidade e com um forte impacto social, ambiental, económico e cultural", acrescentando que vão contribuir para "uma sociedade mais bem capacitada para efetuar escolhas informadas".

De acordo com o comunicado, a aprovação dos dois projetos resulta na mobilização de um financiamento total estimado entre os 130 e os 150 milhões de euros.

SPYC // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.