Ministra terá de explicar aos deputados processo de inclusão de três vacinas no PNV

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 abr (Lusa) -- A ministra da Saúde vai o parlamento para explicar o que está a ser feito para cumprir a inclusão das vacinas da meningite B, rotavírus e vírus do papiloma humano para os rapazes no Programa Nacional de Vacinação.

Os deputados da comissão parlamentar de Saúde aprovaram hoje por unanimidade um requerimento do PCP que pedia a audição da ministra Marta Temido para "obter um esclarecimento cabal sobre a concretização da norma orçamental relativa à inclusão de três vacinas no PNV".

A deputada do PCP Carla Cruz lembrou hoje que "quem tem dinheiro consegue" vacinar os seus filhos, enquanto que quem não tem possibilidades económicas não os está a vacinar contra a meningite B ou contra o rotavírus.

O PCP tinha proposto, em sede de discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2019, a inclusão das três vacinas no PNV, proposta que foi aprovada com o voto contra do PS, lembram os comunistas no requerimento que hoje foi apreciado e votado na comissão parlamentar.

O PCP defende a universalidade e gratuitidade das três vacinas em causa (meningite B, rotavírus e HPV para rapazes), com base em "evidências científicas".

O parlamento aprovou a inclusão destas três vacinas no Programa de Vacinação, o que as torna gratuitas, apesar de ainda não se conhecer a decisão técnica da Direção-geral da Saúde.

Vários pediatras têm defendido a inclusão da vacina da meningite B no Programa Nacional de Vacinação. Depois do êxito da vacinação contra a doença invasiva meningocócica do grupo C (MenC), já incluída no PNV, o grupo B passou a ser predominante, atualmente responsável por mais de 70% dos casos de doença meningocócica em Portugal.

ARP // SB

Lusa/fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".