Rota do Românico concluiu obras no Mosteiro de Paço de Sousa em Penafiel

| Norte
Porto Canal com Lusa

Penafiel, Porto, 02 abr (Lusa) - A Rota do Românico anunciou hoje ter concluído as obras de conservação e salvaguarda do Mosteiro de Paço de Sousa, no concelho de Penafiel, que representaram um investimento de 482 mil euros.

Segundo aquele projeto turístico-cultural, a intervenção agora concluída naquele monumento vai ser inaugurada no domingo, com uma eucaristia presidida pelo bispo do Porto, Manuel Linda, e uma visita guiada aos diversos espaços do mosteiro.

A Rota do Românico (RR) assinalou hoje que "a intervenção de requalificação do antigo mosteiro beneditino de Paço de Sousa, uma das maiores referências da arquitetura românica nacional, incluiu a realização de escavações arqueológicas e diversos trabalhos de conservação e restauro, que tiveram início a 18 de abril de 2017".

Os trabalhos abrangeram a recuperação das coberturas, a drenagem e desaterro da envolvente, a limpeza e tratamento das paredes, a conservação dos tetos, a instalação elétrica e a requalificação do claustro.

Segundo a RR, foram ainda "desenvolvidas ações de conservação e restauro na sacristia da igreja, tendo como alvo o mobiliário, o retábulo, os caixotões e a pintura mural do lavabo".

As intervenções foram cofinanciadas em 85% pelo Programa Norte 2020 e em 15% pela Câmara de Penafiel.

Numa segunda fase dos trabalhos, no valor de 59 mil euros, integralmente assumido pelo Município de Penafiel, foram concluídas as escavações arqueológicas e a intervenção antropológica. Também de procedeu nesta fase à avaliação estrutural da igreja.

O Mosteiro de Paço de Sousa foi fundado no século X. A atual igreja foi edificada no século XIII e a capela-mor, a sacristia, o claustro e o que resta do edifício monástico datam dos séculos XVII e XVIII.

No interior da igreja encontra-se a arca tumular de Egas Moniz, o aio de D. Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal.

O Mosteiro de Paço de Sousa integra a Rota do Românico do Tâmega e Sousa, projeto turístico-cultural constituído por 58 monumentos, localizados em 12 municípios daquele território.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.