Inauguração do ex-Coliseu de Viana adiada para julho

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 12 jun (Lusa) - A inauguração do Centro Cultural de Viana do Castelo (ex-coliseu), obra de 13,1 milhões de euros, sofreu novo atraso e já não acontecerá este mês, contrariando previsão anterior, mas apenas em julho, confirmou hoje o autarca local.

A inauguração do equipamento, desenhado pelo arquiteto Eduardo Souto Moura e com capacidade máxima para 4.000 pessoas, foi anunciada pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, anteriormente, para julho e depois para dezembro de 2012.

Segundo José Maria Costa, as condições climatéricas "atrasaram" mais uma vez a obra dos arranjos exteriores do equipamento, avaliada em mais de 1,1 milhões de euros e que deveria estar concluída na primavera, segundo a calendarização feita no início de 2013.

Contudo, um novo atraso nestas obras na envolvente do edifício levou a autarquia a projetar a abertura do equipamento para o mês de junho, procurando associar a inauguração às comemorações dos 755 anos da atribuição do foral a Viana do Castelo.

"Infelizmente o mau tempo, a chuva, tem vindo atrasar os arranjos exteriores. Pensamos poder abrir até à primeira semana julho, já não será a 18 de junho", admitiu agora o autarca José Maria Costa.

Estes atrasos nas obras exteriores "condicionam" a conclusão do edifício, nomeadamente pela dificuldade na instalação de equipamentos no interior, que já estão em fase de conclusão e licenciamento. Os trabalhos na envolvente preveem novos acessos pedonais e rodoviários, uma zona relvada e arbórea, além do prolongamento, para a foz, das escadarias de acesso ao rio Lima e o aparcamento específico para autocarros e ligeiros.

"Temos tido um ano bastante pluvioso. Mas a abertura terá que ser na primeira semana de julho até porque já temos algumas atividades programadas e terá de ser nessa altura", apontou ainda o autarca.

Lançada em 2007, esta obra, inicialmente denominada de "Pavilhão Multiusos", já viveu várias peripécias e chegou a ser suspensa, durante alguns meses, em 2011, por falta de financiamento.

Foi entretanto alvo de uma candidatura à Bolsa de Mérito da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, que garantiu 85% da verba necessária através de fundos comunitários.

Entre arranjos exteriores e a construção propriamente dita, o ex-coliseu vai custar mais de 13,1 milhões de euros.

Agora denominado como Centro Cultural de Viana do Castelo, o edifício tem uma área de implantação de 3.792 metros quadrados com 70,1 metros de comprimento, 54,1 metros de largura e 9,12 metros de altura.

Estará preparado para acolher eventos de grande dimensão como festivais de música, concertos, cinema, congressos, exposições e feiras.

O autarca José Maria Costa garante que o equipamento vai permitir "consolidar" a marginal da cidade, com a praça da Liberdade, projetada por Fernando Távora, e a biblioteca municipal, desenhada por Siza Vieira.

Entretanto, a autarquia está à procura de "parceiros externos" para definir a programação do equipamento e "reduzir custos de produção", nomeadamente com recurso a eventos nacionais e internacionais "distribuídos em rede". Nesse sentido já foram feitos acordos com a Fundação Serralves e com a coreógrafa vianense Olga Roriz.

PYJ // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.