Escolas de Gaia vão receber 47 novos funcionários

| Norte
Porto Canal com Lusa

As escolas de Vila Nova de Gaia vão receber 47 novos assistentes operacionais, indicou esta terça-feira a Federação das Associações de Pais do Concelho de Gaia (FEDAPAGAIA) citando informação transmitida pela Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares (DGEsTE Norte).

Atualizado 03-04-2019 11:11

O diretor regional “disse-nos que para o terreno vão 47 assistentes operacionais a tempo inteiro e que esta decisão vai ser transmitida de imediato aos senhores diretores das escolas que, respeitando as regras da contratação pública, vão poder contratar. É importante e uma notícia fantástica para nós, mas a situação não fica totalmente resolvida", afirmou o presidente da FEDAPAGAIA, José Cardoso, à saída de uma reunião com a DGEsTE Norte.

O encontro entre a federação e a DGEsTE Norte aconteceu esta manhã, no Porto, depois de cerca de 150 pessoas de associações de pais de Vila Nova de Gaia terem estado concentradas junto às instalações daquela direção-geral para exigir ao Governo a colocação de mais funcionários nas escolas.

José Cardoso, acompanhado de alguns pais, esteve no interior da DGEsTE cerca de 30 minutos e, à saída, transmitiu aos jornalistas a garantia de que serão colocados funcionários "a tempo do próximo ano letivo".

"Era isso que queríamos porque não temos condições para começar um ano letivo nestas condições. Vamos manter a atenção para que os funcionários que faltam também sejam garantidos", disse José Cardoso que, em declarações à agência Lusa na semana passada, estimou que faltem "pelo menos 70 funcionários" nas escolas de Gaia.

A FEDAPAGAIA representa 90 associações, o que corresponde a cerca de 70.000 pais de um universo de cerca de 210 escolas.

Hoje centena e meia e pais e encarregados de educação juntaram-se com cartazes e faixas nos quais se leem frases como "Faltam funcionários para Acompanhar alunos em caso de acidente" ou "Falta vigilância nos recreios, blocos e balneários", entre outras.

"Alertamos para a falta de vigilantes nos recreios, serviços fechados, falta de funcionários para levar os nossos filhos ao hospital em caso de acidente e outras situações. A situação não é de agora, mas tem-se agravado pelas baixas médicas prolongadíssimas de funcionários que têm de pedir baixa por sobrecarga de trabalho", resumiu José Cardoso.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.