Utentes dizem que a reabertura de troço da Linha do Douro decorreu com normalidade

| Norte
Porto Canal com Lusa

A reabertura do troço da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Caíde decorreu esta segunda-feira com normalidade, após quatro meses encerrado para obras, disse o presidente da Comissão de Utentes da Linha do Douro.

Atualizado 12-04-2019 12:48

"Tudo correu bem", afirmou António Pereira, em declarações à Lusa, referindo-se à viagem que efetuou, logo pela manhã, de Marco de Canaveses ao Porto, já não precisando de utilizar, nos períodos de maior procura, o autocarro na ligação até Caíde.

"As pessoas estão satisfeitas com o fim do transbordo", acrescentou, enquanto lembrava que, apesar do transtorno, aquele transporte alternativo assegurado pela CP funcionou de forma aceitável para os utentes.

A reabertura da linha, hoje concretizada, permite retomar a frequência de comboios anterior ao início dos trabalhos, com exceção do último (00:10), cujo transbordo continuará a ser feito por autocarro, devido aos trabalhos em período noturno ao longo do mês de abril.

As obras de eletrificação da Linha do Douro, entre as estações ferroviárias de Marco de Canaveses e Caíde, foram iniciadas a 26 de novembro e prolongaram-se por cerca de quatro meses, mais um mês do que a previsão inicial.

António Pereira disse hoje que os habituais passageiros do transporte ferroviário na Linha do Douro, até Marco de Canaveses, esperam agora "com entusiasmo" a chegada dos suburbanos elétricos do Porto àquela cidade do Baixo Tâmega.

Apesar de o troço de 14,4 quilómetros ter sido hoje reaberto à circulação, durante cerca de dois meses o serviço será assegurado por composições a diesel, enquanto decorrer o processo de certificação da eletrificação do lanço entre Caíde e Marco.

A CP prevê que os comboios suburbanos entrem em funcionamento em junho naquele lanço da Linha do Douro.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.