Justiça neozelandesa declara legal busca realizada à casa de Dotcom em 2012

| Mundo
Porto Canal / Agências

Sydney, Austrália, 19 fev (Lusa) - O Tribunal de Recurso da Nova Zelândia declarou legal a busca policial realizada em janeiro de 2012 na casa do informático alemão Kim Dotcom, cuja extradição é pedida pelos Estados Unidos, por alegados crimes de pirataria informática.

A decisão divulgada hoje sugere que as "deficiências" detetadas nos mandados de busca não eram significativas ao ponto de tornar "inválidos", pelo que "não houve erro na aplicação da justiça".

Não obstante, o tribunal considerou que a cópia da informação eletrónica obtida durante a busca e posteriormente transferida para as autoridades norte-americanas não tinha sido autorizada, segundo a estação de televisão "TV3".

A 20 de janeiro de 2012, a polícia da Nova Zelândia invadiu a mansão alugada por Dotcom fora Auckland, como parte de uma vasta operação orquestrada pelo FBI contra a pirataria, que incluiu detenções na Nova Zelândia e Europa, bem como o confisco dos seus bens, congelamento das suas contas e encerramento do seu portal Megaupload .

Dotcom e outros três sócios, todos em liberdade, aguardam na Nova Zelândia o início do processo de extradição, que será julgado ainda este ano, depois de terem sido detidos naquele país em janeiro de 2012 numa operação internacional do FBI contra o Megaupload.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos e o FBI alegam que Dotcom arrecadou mais de 175 milhões de dólares e causou prejuízos de 500 milhões de dólares com a disponibilização de conteúdos com direitos de autor no seu portal.

FV (JCS) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.