Conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros extraordinário da UE sobre a Ucrânia na quinta-feira

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 19 fev (Lusa) -- A União Europeia convocou um conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros extraordinário para quinta-feira sobre a Ucrânia, sendo possível a aplicação de sanções ao país, anunciou hoje fonte oficial.

A chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton, disse hoje que perante a violência e repressão na Ucrânia a União Europeia admite impor sanções contra Kiev.

De acordo com um comunicado, Ashton convocou uma reunião extraordinária do comité político e de segurança da União Europeia, indicando igualmente que "vão ser estudadas todas as opções possíveis, incluindo medidas restritivas" em resposta à repressão e à violação dos direitos humanos.

"Nós esperamos que os Estados-membros da União Europeia possam chegar a acordo sobre medidas contra os responsáveis pela violência e o uso excessivo da força", disse anteriormente o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso.

Pelo menos 25 pessoas morreram, na terça-feira, nos confrontos entre manifestantes e autoridades em Kiev, capital da Ucrânia, revelou hoje o Ministério da Saúde, em comunicado.

Além das vítimas mortais, outras 241 pessoas foram hospitalizadas, incluindo 79 polícias e cinco jornalistas, acrescenta a nota.

PSP // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.